Compartilhe

Temperatura de quase 40° C em Patos pode trazer diversos problemas para população

Por Vicente Conserva e José Filho - 40 Graus    Quinta-Feira, 8 de Novembro de 2018


De acordo com observatórios climáticos, desde o início de outubro as maiores temperaturas do Brasil são registradas no Nordeste com destaque para a Paraíba. De acordo com o meteorologista Mário Leitão, Patos é um exemplo claro disso, motivo pelo qual, a cidade recebe o apelido de “morada do sol”. Segundo o especialista, nas avenidas centrais da cidade, as temperaturas podem chegar a 70º C graus em determinados horários do dia.

Para os próximos dias, são esperadas máximas de até 37º C aqui em Patos com a sensação térmica podendo ultrapassar os 40 graus, causando incômodo em muita gente.

Mário explicou que na nossa região há uma concentração de calor e irradiação solar, bem como um armazenamento maior dessa radiação. “Principalmente em áreas urbanas, nos asfaltos, ou em locais com maior irradiação solar, consequentemente há uma transferência maior de calor e aumento da temperatura”, disse.

O aquecimento da atmosfera vai atingir toda população e isso afeta consideravelmente a vida da população, como é o caso de Patos.

Para tentar driblar o calor e reduzir a secura do ar, muitas pessoas têm investido na compra de ventiladores e ar condicionados. Mas, o meteorologista alerta para os riscos do uso errado de ar condicionados e umidificadores de ar nesse período de verão. “Cuidado para quando entrar em ambientes onde há diferença de temperatura de onde você estava, pois o choque térmico pode causar sérios problemas de saúde”, recomendou ele.

De acordo com Mário, o ideal é quando sair de um lugar com grande diferença de temperatura, esperar um tempo mínimo de 3 a 4 minutos para adentrar ao local.

Com o início da estação do verão e a chegada de uma massa de ar seco que estacionou na região, a tendência é de aumento das temperaturas durante praticamente todo o mês de novembro na Paraíba. Por isso, Leitão alerta para cuidados ao caminhar na rua durante horários de pico de radiação solar e sofrer um choque térmico adentrar em ambientes refrigerados.

« Voltar

IMPRUDÊNCIA

Acidente entre moto e carro deixa uma pessoa gravemente ferida em semáforo de Patos

DESCASO TOTAL

Briga entre secretário de Agricultura de Patos e gerente do Matadouro vai parar nas redes sociais

Veja também...

OPORTUNIDADE

Locais de provas do concurso da Prefeitura de Patos serão divulgados nesta segunda (19)

PERTO DO TETRA

Perilima e Esporte de Patos decidem o título da Segundona neste domingo

PARAIBANO 2019

Índio Ferreira confirma acerto com o Nacional de Patos para o Paraibano 2019