Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Entidades de Patos cobram ações urgentes do Governo da Paraíba para enfrentar crise hídrica na cidade

Por A Fonte   Sexta-Feira, 16 de Janeiro de 2026

O Sindicato do Comércio Varejista de Patos - SINCOVEP, com o apoio de diversas entidades representativas, encaminhou ofícios às principais autoridades públicas do estado da Paraíba cobrando soluções imediatas para a grave crise hídrica que atinge o município. Os documentos foram enviados ao governador João Azevêdo, do PSB, à deputada estadual Francisca Motta e ao deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados, ambos do Republicanos.

De acordo com o presidente do Sindicato, José de Sales Martins, conhecido como Diniz, a situação dos mananciais que abastecem Patos é extremamente preocupante. “Nossos mananciais encontram-se praticamente secos, colocando em risco imediato o abastecimento de água, a economia regional e a própria sobrevivência de milhares de famílias, que já enfrentam uma situação hídrica crítica e alarmante”, afirmou o sindicalista em ofício encaminhado ao governador do Estado.

O mesmo alerta foi reiterado nos documentos enviados aos parlamentares patoenses. Neles, Diniz solicita, “com máxima urgência”, o apoio político e institucional para a adoção de providências que viabilizem uma obra estruturante considerada fundamental para a região: a interligação do canal da Transposição do Rio São Francisco com o Rio Piancó, possibilitando o abastecimento do Açude de Coremas/Mãe d’Água, principal reservatório hídrico do Sertão paraibano.

“Diante da gravidade do cenário, solicito encarecidamente o apoio de Vossa Excelência, no âmbito da Assembleia Legislativa da Paraíba, para que sejam adotadas as providências necessárias à viabilização dessa obra estruturante, fundamental para a sobrevivência, a dignidade e o desenvolvimento do povo sertanejo”, destacou o presidente do sindicato nos ofícios.

A crise se agrava em razão dos baixos níveis dos principais mananciais que abastecem Patos, sendo que a Barragem da Farinha, uma das fontes de abastecimento, encontra-se totalmente seca. Em decorrência disso, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) implantou um sistema de racionamento que vem sendo duramente criticado pela população. Consumidores reclamam que o calendário não é isonômico e que, nos bairros da periferia, a água não chega sequer nos dias previstos, fazendo com que moradores passem até 15 dias sem abastecimento.

Além de José de Sales Martins, os ofícios são assinados por Ebivaldo Gonçalves, presidente da Associação Comercial e Industrial de Patos (Aciap); Oton Ferreira da Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Wescley Barbosa de Lima, presidente do Sindicato Rural de Patos; Lindogenia Queiroz de Sousa, presidente do Rotary Club Patos; Reneida Regis Rodrigues, presidente do Rotary Club Patos Norte; e Edú Azevedo, presidente do Rotary Club Patos Sul.

As entidades esperam que o apelo sensibilize as autoridades e resulte em medidas concretas para evitar o colapso no abastecimento de água e minimizar os impactos sociais e econômicos da crise hídrica que se intensifica no Sertão paraibano.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Jessica Meira

Jessica Meira: Uma loira espetacular

Publicado em Segunda-Feira, 5 de Janeiro de 2026
Jessica Meira: Uma loira espetacular