Há pouco mais de 10 dias, Samuel Ferreira Montenegro, dono de uma propriedade em Cacimba de Areia no Sítio Serra Preta, ao fazer umas escavações encontrou ossos de animais. Samuel, que é engenheiro civil, ligou pra a Universidade Estadual da Paraíba e entrou em contato com o professor Juvandi Santos, especialista em paleontologia com Pós doutorado em História e Arqueologia, que constatou que os fósseis podem ser de mastodonte.
“Eu identifiquei que eram fósseis pela semelhança com dentes e tinha um tamanho desproporcional, muito maior do que os animais da região”, disse o engenheiro, que contou como percebeu a existência dos ossos.
Segundo Juvandi, o fóssil é raro na região e outros podem ser encontrados:
“A gente acredita que o fóssil deva ter entre 12 mil há 8 mil anos aproximadamente. É justamente o período de tempo que esses animais foram extintos na nossa região. São fragmentos do mastodonte, um primo longe dos elefantes africanos e asiáticos”, explicou.
Juvandi informou que recebeu um comunicado do professor Edivan, diretor do Campus 5 da UEPB em Catolé do Rocha informando do achado desses fósseis.
“Conversei com Samuel há mais ou menos dez dias. Hoje tive a oportunidade de verificar o local. Trata-se de um tanque natural, então fotografamos o local e começamos a conversar sobre um projeto, que será encaminhado à Agência Nacional de Mineração, para conseguir a autorização”.
Ainda conforme o especialista, restam procedimentos a fazer antes que o material possa ser exposto para a população:
“O segundo passo é tentar um convênio com a prefeitura, para que eles nos ajudem a realizar o salvamento do material. Todo material arqueológico vai para Campina, para o único laboratório de Arqueologia e Paleontologia da Paraíba. O interessante é que ele volte para o município para aumentar o turismo local”.
De acordo com o doutor, cidades próximas podem apresentar vestígios dessa época paleontológica e possibilidades de novos estudos estão sendo conversadas com os governantes: “O prefeito de Quixaba também se mostrou muito interessado em um convênio, para realizar estudos e montar um pequeno museu”.
Quanto à permissão para escavações e estudos na propriedade do Sítio Serra Preta, o dono se mostrou interessado em ajudar: “Eu permito que façam escavações, pode vir uma equipe da universidade, através de um convênio”, disse Samuel.
Sobre o achado:
Os mastodontes (do grego Mastodon) são proboscídeos pré-históricos da família mammutidae membros do gênero mammut, distantemente relacionados com os elefantes, que habitavam a América do Norte e central do mioceno até a sua extinção no final do pleistoceno entre 10 mil e 11 mil anos atrás.