Compartilhe

Nasa descobre raro buraco negro 800 vezes maior que o Sol: 'Uma esquisitice'

Por R7    Sexta-Feira, 2 de Junho de 2023


A Nasa (agência espacial americana) descobriu um buraco negro de massa intermediária, 800 vezes maior que o Sol, e invisível ao olho humano. Ele está localizado no centro do aglomerado de estrelas Messier 4, o sistema mais próximo da Terra, a cerca de 6.000 anos-luz de distância.

A descoberta incrivelmente rara foi feita pelo telescópio Hubble, lançado em 1990, que fornece imagens do universo até hoje.

"Não é um dos monstruosos buracos negros supermassivos que se encontram no centro das galáxias, como Sagitário A, pesando milhões de vezes mais que o Sol. Em vez disso, a nova observação é um curioso buraco negro de massa mediana, uma esquisitice sobre a qual os cientistas têm muitas perguntas", afirmou Eduardo Vitral, do Space Telescope Science Institute, o centro científico de operações do telescópio Hubble.

Os astrônomos observaram essa região do espaço durante 12 anos e viram que estrelas se moviam perto do núcleo do aglomerado, como um enxame de abelhas ao redor uma colmeia. No entanto, não conseguiram explicar com exatidão o que acontecia na região.

Buraco negro é uma área do universo que possui uma força gravitacional tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dela. Eles são formados, na maioria das vezes, quando uma estrela grande entra em colapso e morre.

Mesmo sendo um objeto de estudo constante dos pesquisadores, não se sabe muito sobre os buracos negros e muito menos o que acontece dentro deles, restando apenas teorias e suposições.

« Voltar

PREOCUPANTE

Uma das aves mais raras do mundo não é vista desde 1996 e mobiliza expedição

INUSITADO

Homem encontra espada viking de mais de mil anos durante pesca na Inglaterra

Veja também...

CONSTATAÇÃO

Especialistas mostram evidências arqueológicas da crucificação de Jesus

POLÊMICA

Batistas do Reino Unido rejeitam união entre pessoas do mesmo sexo

FÉ E DEVOÇÃO

Pode comer carne na sexta-feira santa? Entenda a prática