Compartilhe

Nasa descobre raro buraco negro 800 vezes maior que o Sol: 'Uma esquisitice'

Por R7    Sexta-Feira, 2 de Junho de 2023


A Nasa (agência espacial americana) descobriu um buraco negro de massa intermediária, 800 vezes maior que o Sol, e invisível ao olho humano. Ele está localizado no centro do aglomerado de estrelas Messier 4, o sistema mais próximo da Terra, a cerca de 6.000 anos-luz de distância.

A descoberta incrivelmente rara foi feita pelo telescópio Hubble, lançado em 1990, que fornece imagens do universo até hoje.

"Não é um dos monstruosos buracos negros supermassivos que se encontram no centro das galáxias, como Sagitário A, pesando milhões de vezes mais que o Sol. Em vez disso, a nova observação é um curioso buraco negro de massa mediana, uma esquisitice sobre a qual os cientistas têm muitas perguntas", afirmou Eduardo Vitral, do Space Telescope Science Institute, o centro científico de operações do telescópio Hubble.

Os astrônomos observaram essa região do espaço durante 12 anos e viram que estrelas se moviam perto do núcleo do aglomerado, como um enxame de abelhas ao redor uma colmeia. No entanto, não conseguiram explicar com exatidão o que acontecia na região.

Buraco negro é uma área do universo que possui uma força gravitacional tão grande que nem mesmo a luz consegue escapar dela. Eles são formados, na maioria das vezes, quando uma estrela grande entra em colapso e morre.

Mesmo sendo um objeto de estudo constante dos pesquisadores, não se sabe muito sobre os buracos negros e muito menos o que acontece dentro deles, restando apenas teorias e suposições.

« Voltar

BELEZA RARA

'Cometa do Diabo' ficará visível no Brasil neste domingo; veja horário

DESCOBERTA

Povos originários interagiam com pegadas de dinossauros no Sertão, revela pesquisa

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar

PREOCUPANTE

Dia Nacional da Caatinga: veja quais espécies de animais do bioma podem desaparecer