Compartilhe

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A oposição sem rumo em Patos e os bolsonaristas revoltados

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024


WHATSAPP BLOQUEADO

Em meio às discussões sobre regulamentação das redes sociais e embates entre o dono da rede X, Elon Musk, e o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgará um caso que trata do bloqueio ou suspensão da rede WhatsApp no Brasil. A partir da meia-noite desta sexta-feira (19/4) até 26 de abril, os ministros analisam, em plenário virtual, liminar do ex-ministro Ricardo Lewandowski dentro da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403. A liminar derrubou decisão proferida por uma juíza do Rio de Janeiro que interrompeu as atividades da ferramenta em 2016. As discussões começaram em 2016 e voltam à tona num momento em que a regulamentação das redes sociais tem sido debatida mundialmente.

whatsappfotoagenciabrasil-768x525

E se houver bloqueio, será que os viciados suportarão uma hora sequer sem acesso? É esperar pra ver.

REPOSIÇÃO TARDIA

Já havia passado do tempo dos vereadores de Patos aumentarem seus próprios salários. Passar 12 anos, prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do município sem reajuste é insano. Agora, o aumento na estratosfera se torna muito mais prejudicial para os cofres públicos já que tenta repor a inflação de todo esse tempo. Um aumento de 64,7% para o prefeito e 70% para os vereadores. O projeto foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal de Patos, nesta quinta-feira (18). Agora, os projetos aguardam uma segunda votação que deve ocorrer na próxima sessão da Câmara. A última vez que os salários foram reajustados foi há quase 12 anos atrás, em 2012, no final do segundo mandato do prefeito Nabor Wanderley que valeu para o mandato da prefeita Francisca Motta.

Mesa Camara Patos 1

Ainda sim tais salários ficarão menores que em cidades de menor porte como Princesa Isabel e Pombal onde os prefeitos já recebem bem mais.

DISCURSO DEMAGOGO

O discurso hipócrita e demagogo de vereadores da oposição, os quatro que votaram contra aumento de salários deles mesmos, além do prefeito, vice e secretários, tem explicação. Faz parte do ofício ser contra tudo e até mesmo neste caso, para tentar ficar de bem com o povo, contra eles mesmo, bem como usar o populismo barato de que após 12 anos todos podem ficar por pelo menos 16 anos sem aumento. Duvido que o servidor público Zé Gonçalves, que vive às custas sindical, aceitaria isso para todos os servidores.

cb32da43ddba559c94046d9dc533feea

“Toda da matéria que trata de reajuste salarial que chega nesta casa, sempre votamos favoráveis”, defendeu o líder do prefeito Sales Jr. “Aumento para prefeito, secretários e vereadores e servidores continuam com salários e gratificações congelados”, critica Zé Gonçalves. Congelados pro resto da vida? Isso não existe. Será que eles já têm a certeza que não voltam ao parlamento em 2025?

SOLTANDO O VERBO

Em meio às discussões sobre o aumento de salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores do município de Patos, o vereador Décio Motos (Republicanos) soltou o verbo contra o colega Josmá Oliveira (MDB), que votou contra a matéria, e disse que o colega, por diversos motivos, não tem moral alguma para falar do prefeito Nabor Wanderley. Décio ainda desafiou o colega a renunciar o aumento a partir de 2025, caso volte à Câmara.

ESQUECEU JESUS

Definitivamente o pastor Silas Malafaia abandonou sua missão aqui na terra, para qual foi escolhido, que é pregar o evangelho de Jesus, e está mesmo determinado a ser capacho de ex-presidente, dentro de uma lógica imbecil, chegando a aumentar o nível de suas críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o próximo evento de apoio a Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro. Malafaia, que está organizando o ato, afirmou que suas palavras anteriores em fevereiro, durante uma manifestação em São Paulo, foram brandas em comparação ao que planeja expressar neste domingo.

bgrdssss

Ele ressaltou que suas críticas passadas foram apenas uma amostra do que está por vir. Agora, Malafaia promete uma abordagem ainda mais incisiva em suas críticas ao tribunal.

SEM RUMO E SEM HORIZONTE

Sem ter ainda um pré-candidato definido, a oposição do lado direito, leiam-se PSDB e MDB, anda sem lenço e sem documento. Ou seja, sem discurso e sem rumo. As aparições feitas até agora da dupla Ramonilson e Priscila foram simplesmente trágicas. O discurso empregado em entrevistas e aparições em lives não são capazes de convencer nem mesmo o mais desorientado eleitor patoense. Vazio, recheado de bobagens e sem soluções para cidade. Além do mais, pobre e sem ideias.

A impressão que fica que estão sem norte tateando um horizonte. Completamente perdidos. Assim fica difícil se pensar em vitória.

VIROU FESTA

Sem ter muito o que mostrar e o que falar, o jeito é cair no forró sempre. É exatamente a isso a que se propõe a pré-candidata a prefeita de Patos que vira e mexe aparece mais dançando do que falando em soluções para os problemas da cidade.

É a parte que mais anima até agora na dupla. É vê-los dançando em tudo quanto é festa.

“PATOS ESTÁ UMA MERDA”

A afirmação acima partiu da pré-candidata a prefeita Priscila Lima. De onde parte não é novidade, já que todos sabem que o nível realmente não condiz com o título que carrega de baronesa tendo ela já sido protagonista de cenas até mais grotescas com diversos barracos já proporcionados, conforme já mostramos aqui na coluna. No entanto, é preciso chamar atenção que esse linguajar não condiz com alguém que se propõe a ser chefe do Executivo da maior cidade do Sertão. Pior ainda é ver a reação de Ramonilson e perceber a que nível ele desceu, sendo ele conhecido por ser um homem de classe e de fino trato, além de ser bastante educado.

Propor-se a isso é no mínimo transparecer que está dominado, laçado em uma situação vexatória, tudo para atender a interesses políticos. Uma vergonha.

A TUCA-NADA

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) resolveu finalmente mostrar suas armas com os pré-candidatos a vereadores do partido na cidade de Patos. No entanto, chapa apresentada precisa ficar mais robusta se a legenda quiser mesmo lograr êxito nessas eleições. O presidente do partido, o ex-vereador Nego Tião, tenta ainda ressuscitar a figura de Dinaldo Wanderley dizendo que o PSDB tem uma história sólida em Patos, sendo o partido de Cabeção. Isso não é mais possível. Essa época já passou. Caso o partido queira mesmo ser protagonista, coisa que deixou de ser há muito tempo, vai ter que ralar muito.

chapa psdb

Para completar, o pré-candidato a prefeito Ramonilson Alves faz contas surreais: PSDB estabeleceu metas para as eleições de eleger de 2 a 3 vereadores. Essa conta não condiz com a atual realidade. Os tucanos estão depenados e não têm mais essa musculatura em Patos e no Brasil.

ABANDONO AO CAPITÃO

Após migrar para um partido da base de Lula, traindo assim todos os seus ideais, o vereador Josmá Oliveira ainda tenta salvar suas bases bolsonaristas, mas está cada vez mais difícil. Os ataques a ele são diários e a turma conservadora não aceita de forma alguma mais ele. Em um grupo de WhatsApp, como forma de pressionar, chegou a admitir que vai mesmo abandonar o barco do capitão.

Imagem do WhatsApp de 202417.34.59_ce044a87

Se assim não fizer, vai ficar em maus lençóis com a sua atual legenda. Veneziano está de olho viu.

LIBERAIS NA PRESSÃO 

O PL de Patos se transformou numa panela de pressão pronta para estourar. A ala do presidente Valter Limeira fechou questão com a Baronesa enquanto que a ala jovem, dirigida por Marcelo Melo, já diz que está fechado com Nabor. Teriam eles o aval da executiva estadual. No meio desse embate, aparece um ex-filiado (Josmá Oliveira) que ainda sonhava em ter os votos dos bolsonaristas do partido que hoje o chamam de traidor aos ideais conservadores da extrema direita já que está no MDB, partido da base de Lula. Mesmo fora do partido, ele ainda tenta influenciar no meio dos bolsonaristas, coisa que não parece ser mais possível devido à revolta destes. Veja o diálogo de membros do partido em um grupo de WhatsApp.

Imagem do WhatsApp de 2024-047.21.40_255c8dcf

PEDINDO ARREGO

O presidente do PL em Patos, Valter Limeira, jogou a toalha e pediu que membros do partido não ataquem mais seu patrão vereador Josmá Oliveira. Em conversa em um grupo de WhatsApp ele pede clemência.

Imagem do WhatsApp de 2024-04-17.21.39_c9757b86

LORD’S NO PÁREO

O cabeleireiro Roberto Carlos Ribeiro de Oliveira, Roberto do Salão Lord’s, está de volta a cidade de Patos, mas dessa vez é para fazer a cabeça das pessoas de outra forma. É pré-candidato a vereador pelo PSDB. Lord que mesmo há mais de 10 anos morando na Capital, nunca esqueceu suas raízes, e diz que tem condições de representar seu povo na parlamento. Gente de grande capacidade e um ser humano ímpar e de bom coração.

Imagem do WhatsApp de 2024- 06.25.49_c5cebfd4

ARRASTANDO A ALEGRIA

Arrasta Drilha abre programação da Associação de Quadrilhas Juninas de Patos. “Sairemos de frente da Câmara até a Cancha Acústica no próximo dia 07 de maio”, informa a presidente da entidade, Lana Escarião.

 

ELE QUER, CLARO

O senador Efraim Filho (União) comentou nesta quinta-feira (18) após ser mencionada, nos bastidores, uma possível construção de chapa com o senador Veneziano Vital (MDB) ao Senado e o próprio Efraim para o Governo do Estado em 2026. Efraim Filho destacou que, neste momento, o foco principal são as eleições municipais, não havendo antecipação de sua parte em relação a 2026.

Efraim Filho 4

“Esse é um projeto a ser discutido depois de analisado o cenário, ver como é que fica, só é para que a gente possa fazer essa discussão”, disse. Mas é claro que esse é o seu sonho. Ser governador.

FALANDO TUDO

As falas do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), que a nosso ver condizem com a realidade, de que haverá uma suposta traição do grupo Ribeiro nas eleições de 2026, tem um pano de fundo: preparar terreno para o Republicanos ser protagonista e não coadjuvante. Galdino mesmo falou que o partido não servirá de trampolim para ninguém e estará na chapa majoritária. A fala de Adriano Galdino aconteceu após João afirmar que só ele terá a resposta se será candidato ou não em 2026. “Vou continuar com a minha opinião, com a minha análise, dizendo o que acredito, sem magoar e nem agradando a ninguém. Sou o que sou, e falo o que penso”, afirmou Adriano. Galdino disse que realmente essas movimentações só acontecerão em 2026, mas prefere aguardar os acontecimentos, destacou.

adriano-galdino-e1606307484291

Galdino prepara, talvez, o terreno para o partido lançar Hugo Motta governador, se for o caso e a conjuntura permitir. Mas imaginar que o partido que mais cresce na Paraíba, tendo as maiores bancadas nos parlamentos, seja um mero puxador de votos pros outros, é surreal. É claro e evidente que quando o tempo certo chegar, ele vai brigar pela cabeça de chapa. 2022 não se repetirá! É só aguardar para ver.

CAÇANDO OS DEFEITOS

A oposição em Patos mandou confeccionar uma pesquisa para saber a satisfação da população com algumas áreas da administração. O resultado foi esse aí abaixo.

Imagem do WhatsApp de 2021.31.26_ab61033b

Imagem do WhatsApp de 2024-1.31.26_4a25c737

Imagem do WhatsApp de 2024-021.31.27_dea31bd8

Imagem do WhatsApp de 2024-0s) 21.31.27_33153180

Não foi nos repasado, porém, quando, quem e como foi feita a pesquisa, nem tampouco por qual meio os dados foram coletados.

 

« Voltar