Compartilhe

SEGUNDA, 18 - VOCÊ NÃO PODE PERDER - A volta do Maura e o passeio no Pavilhão sem frutos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Segunda-Feira, 18 de Setembro de 2023


GOLPISTAS COMO RÉUS

Eis o resumo do julgamento dos primeiros golpistas no Supremo Tribunal Federal.

COMPANHIA NECESSÁRIA

Chama atenção pela sua utilidade o Projeto de Lei Nº 141/2023, que garante às mulheres, no âmbito do município, o direito de ter um (01) acompanhante de sua confiança durante consultas médicas, exames clínicos e/ou outros procedimentos de saúde em estabelecimentos públicos e privados. De autoria do vereador Jamerson Ferreira (Podemos), a matéria foi aprovada por unanimidade e foi sancionado pelo Chefe do Poder Executivo de Patos e publicado no Diário Oficial do Município no último dia 11.

Jamerson 8

“Trata-se de um direto e não uma obrigatoriedade”, explicou o edil, atentando para os casos de alguns procedimentos em que já exista especificação na legislação.

ELOGIOS JUSTOS

O Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, TCE-PB, Arnóbio Alves Viana, durante abertura do Curso Urbanismo Inteligente e Controle Externo, promovido pela Corte de Contas do estado em parceria com a Câmara Municipal de Patos, fez questão de se dirigir ao Procurador da casa Juvenal Lúcio de Sousa, o renomado advogado Dr. José Lacerda, para ressaltar sua competência ao longo de mais de 30 anos como defensor do Poder Legislativo. “Faço uma menção especial ao doutor Zé Lacerda, pra quem peço uma salva de palmas”, conclamou o conselheiro, relatando em seguida sua competência jurídica.

6506495e68a0a_ze,_tide_e_arnobio_tce

“Também pela forma elegante de falar e defender o ponto de vista de seus constituintes e pela facilidade de mostrar a verdade dos fatos em suas defesas. E continua a fazer defesas brilhantes junto ao Tribunal de Contas do Estado da Paraíba”, relatou o conselheiro Arnóbio Viana.

ELE VOLTARÁ?

São várias as forças dentro do governo Nabor que já defendem abertamente que o prefeito deveria fazer um convite para que o advogado Maurício Alves venha reforçar o time em 2024. O assunto, inclusive, já foi ventilado com o gestor que não demonstrou desprezo sobre tal possibilidade. Pelo contrário, disse que nutria muita admiração pela pessoa de Maurício que fez um excelente trabalho pelas pastas que gerenciou nos seus governos. Hoje Maura está radicado em João Pessoa com a família que cresceu recentemente com a chegada de Artur José.

Imagem do WhatsApp de 2023-0s) 17.28.28

A grande pergunta é se ele aceitaria um convite para regressar para Patos. A bicicleta já está até decorada.

PRIMEIRA EXPERIÊNCIA

Bem que dizem que a vida de político não é nada fácil. Precisa além muita simpatia, ter trabalho prestado para que haja reconhecimento do público em geral. A Baronesa Priscila Lima sentiu isso na pele. Resolveu ir ao pavilhão da Festa de Setembro distribuir simpatia juntamente com seu esposo o barão Paul Kronacker, além do irmão Cicinho Lima e outras pessoas da família. Meios acanhados, chegaram e sentaram. Uma pessoa querendo agradar a família, foi até a mesa e pegou a matriarca Madalena (viúva de Pinto do Acordeon) para passear entre as mesas com ela.

Imagem do WhatsApp de 2023-s) 07.28.27

No entanto, a experiência foi frustrante. Parece que ninguém sabia quem era ela e praticamente não houve empatia com a sua presença. Detalhe: que estava com a difícil missão de fazer as graças era a ex-deputada Edna Wanderley (viúva de Dinaldo) que resolveu então ir até a uma barraca e conversar com uma pessoa em particular para a vergonha não ser maior.

E o pior, é que retornaram rápido para mesa, e de lá, como ninguém foi até a sua mesa lhe cumprimentar a famosa “Baronesa” e o barão desapareceram rapidinho da festa e nem o bingo esperam. Pelos comentários de pessoas que presenciaram a cena patética, após saída rápida da família “real”, o trabalho vai ser grande para tentar emplacar alguém da família ano que vem.

A aparição foi tão frustrante, nem o pinto quiseram comer no Pavilhão, quanto mais a galinha do leilão.

SORRISOS E ABRAÇOS

Já no primeiro dia da Festa da Guia, a comitiva do prefeito Nabor Wanderley, veio com Hugo Motta, Francisca Mota e dezenas de apoiadores, e resolveram testar a popularidade. Ao contrário do grupo da Família Real da Bélgica, a recepção foi bastante calorosa pelo público presente com diversas pessoas se levantando e cumprimentando a todos por onde passavam, com abraços aconchegantes e sorrisos estampados no rosto, mostrando assim que o momento é bom e de reconhecimento pelo trabalho realizado em Patos, estado e a nível federal.

 

A lição que fica é que é sempre bom os políticos da terra irem para as ruas, escutar o feedback dos munícipes. E olhe, que pelos abraços, agradecimentos e desejo de saúde e muito trabalho, o retorno da população foi positivo.

MISSÃO QUASE IMPOSSÍVEL

Diante das poucas boas opções que têm aparecido para a Câmara Municipal de Patos, o cenário político da Capital do Sertão é de escassez total. Diante disso, a maior preocupação está com o vereador Jamerson Ferreira, que corre atrás para unir a oposição a todo custo, inclusive com as bençãos divinas. E um dos nomes fortes da oposição para vereador no ano que vem, é o do advogado Héber Tiburtino (Hebinho) que vem sendo encorajado a se candidatar. Estão na luta para formarem um grupão forte, na esperança de eleger mais de um vereador, no entanto, pela avaliação dos especialistas, só um teria êxito mesmo.

354072436_648251247163445_1347698735797050731_n

A pergunta que fica é, quem vai servir de escada para Jamerson ou Hebinho?

REAIS INTENÇÕES

Por falar em oposição, corre a boca miúda que na verdade, o advogado Héber Tiburtino irá tentar emplacar seu nome como vice na chapa da oposição. Esse seria seu desejo maior e não ser candidato a vereador.

362643614_662087275779842_1106624329982378966_n

ESFORÇO IMENSO

E por falar na oposição, é visível que membros dela tentam a todo custo unir nomes para que forcem uma disputa a partir da constituição de uma força capaz de competir com o Grupo Nabor. O difícil tem sido encontrar esse nome. Os colocados à mesa até agora não empolgam o eleitorado. Outra dificuldade, mesmo com o sorriso nos rostos na última fotografia da reunião desta, é unir as cabeças totalmente discrepantes em torno de uma ideologia só.

A FRAGATA VAI AFUNDAR

3ebccf052c58f2036e1fa914a42c74b6

Na foto, parecem estar todos felizes e unidos, mas uma fonte nos confidenciou que isto pode mudar em breve com um membro importante da oposição abandonando o barco antes mesmo que ele seja colocado em alto-mar. Ele já entende que a tarefa de unir todo mundo, com correntes totalmente antagônicas, será tarefa impossível e não terá esse nome capaz de concorrer com Nabor. O nome citado para coluna poderá estar mais perto de pular de galho do que se imagina. Antes da virada do ano, inclusive, ele poderia tomar tal decisão.

PERSONA NON GRATA

Ze Goncalves 71

Uma fonte do PT de Patos nos confidenciou que existe dentro do partido uma corrente que não quer aceitar o nome do vereador José Gonçalves, pois acham que servirão apenas de escada mais uma vez para ele. Tentam já convencer a direção do partido a encontrar um jeito de convidá-lo a deixar a legenda. Transformou-se numa verdadeira persona non grata para muitos que acham que ele não tem identidade com o partido já que apesar dele ter vindo de partido de esquerda (PC do B) não incorporou ainda o espírito petista e continua sendo um comunista declarado.

NADA DE INDEPENDÊNCIA

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista ao Bom Dia Paraíba, que não existe essa história de ser governo, ter ministério, e, ao mesmo tempo, se considerar independente. Numa sinalização de que o governo Lula vai cobrar apoio real do PP e do Republicanos, que assumiram esta semana o comando de dois ministérios.

LULA-1024x613 (1)

“Quando você compõe e as pessoas resolvem ajudar a construir o país e elas entram no governo como representação, obviamente, esse partido já não é mais independente. Faz parte do governo. E o objetivo é esse exatamente. Porque quando você faz parte, você se sente mais comprometido, você ajuda mais, se empenha mais. Esse é o objetivo do presidente, atrair partidos para que possamos, juntos, acelerar as votações, acelerar a retomada e o crescimento do país” afirmou Costa.

RUÍDOS NA BASE

Em entrevista recente à CBN Paraíba e a Globo News, um dos líderes do Republicanos, o paraibano Hugo Motta, afirmou que a entrada de Silvio Costa é uma decisão pessoal e por isso, o partido e ele, consideram-se independentes. Ou seja, necessariamente não votarão sempre com o governo.

PP-E-REPUBLICANOS

No frigir dos ovos, Lula não leva consigo os 49 deputados do PP e o 41 do Republicanos, mas que todos sabem que aqueles que forrem fieis ao governo terão mais espaço. E esses parlamentares também sabem e gostam disso.

O desembarque dos partidos do Centrão tem um objetivo maior: a governabilidade.

LUTO NA CRÍTICA CULTURAL

O último registro da coluna será para lamentar a perda de um colega de trabalho, o jornalista, crítico de artes em especial de música, Ricardo Anísio, que faleceu na manhã deste domingo no Hospital Padre Zé, aos 64 anos, em João Pessoa. Ricardo, sem dúvidas, foi ao longo de sua trajetória de crítico musical, um dos mais contundentes analistas em favor da Música Popular Brasileira por consequência crítico contumaz das músicas de modismo do mercado nacional. Tive a honra de trabalhar junto com ele nos Diários Associados (O Norte e Diário da Borborema).

FB_IMG_1694964325593-1024x836

Ricardo Anísio produziu de relevância em favor da música brasileira de valor atemporal produzida por diversos artistas nacionais. Era muito bom ler suas críticas e aprender mais um pouco sobre a cultura popular e o jornalismo bem redigido e pensado. Ricardo era um predestinado e polêmico a assumir inúmeras brigas conceituais contra o mercado que só pensa em lucro mesmo afetando a qualidade da produção musical.

« Voltar