gens das câmeras de segurança do Forte dos Remédios, fortaleza histórica localizada na ilha de Fernando de Noronha (PE), flagraram o momento em que o delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz efetuou um disparo de arma de fogo contra o morador da ilha Emanuel Apory, de 26 anos. O caso ocorreu na madrugada desta segunda-feira (5/5), após desentendimento entre os dois.
No vídeo, é possível ver que o delegado esperou Emanuel na porta do banheiro do local. Depois disso, ele mostrou o revólver, empurrou o rapaz contra a parede e, em seguida, após empurrá-lo, novamente, Emanuel revidou, indo para cima do delegado, que acabou efetuando dois disparos. A vítima foi atingida na perna. As imagens mostram que Apory tentou se equilibrar, já ferido, e saiu mancando do local.
Veja:
Segundo testemunhas, o conflito teria sido motivado por ciúmes. O delegado não teria gostado do fato de Emanuel supostamente ter olhado para a mulher que o acompanhava.
Vítima socorrida e investigações
A vítima foi socorrida e levado ao Hospital São Lucas. Em seguida, Emanuel foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para Recife, capital pernambucana, onde chegou no início da tarde. A Administração de Fernando de Noronha informou que o estado de saúde da vítima segue estável.
Após o ocorrido, moradores da ilha realizaram um protesto pedindo justiça. Pneus e madeiras foram queimados, e a BR-363 foi bloqueada. O delegado Luiz Alberto Braga de Queiroz deixou a ilha no começo da manhã.
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) divulgou uma nota informando que o suspeito dos tiros é um servidor das forças de segurança. A corporação disse, ainda, que um inquérito foi aberto para apurar o caso e está sendo conduzido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que fica no bairro do Cordeiro, em Recife.
As investigações estão em andamento e a Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social (SDS) também abriu um Procedimento Preliminar para acompanhar tudo de perto, incluindo o depoimento do delegado.
« Voltar