Compartilhe

Católicos encerram visita da imagem da padroeira de Patos a João Pessoa

Por Zé Filho    Domingo, 2 de Setembro de 2018


Após uma caminha de 10 noites com celebrações, reencontros e confraternização nas casas de patoenses que vivem na capital do estado, teve fim na noite desta sexta-feira, 31, a oitava edição da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Guia, padroeira da cidade de Patos, em João Pessoa, com a celebração de uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fatima, em Miramar. A visita da imagem da santa acontece anualmente como forma de convidar a população da capital para a festa da padroeira que acontece de 14 a 24 de setembro.

Nesta oitava edição, a peregrinação envolveu aproximadamente 1.500 pessoas, entre devotos, patoenses e pessoenses. Para a cantora Cândida Urquiza, que é de Patos e há seis anos reside na capital, a visita da imagem da santa é uma oportunidade de recordar suas raízes. "Nossa Senhora vem ao nosso encontro aqui em João Pessoa, então para nós é uma alegria muito grande. Estou morando aqui na capital, mas amo Patos e nunca esquecerei minha capital do Sertão", pontua emocionada.

O padre José Joácio da Nóbrega, pároco da Catedral de Patos, comandou a celebração e destacou que a festa será iniciada com uma carreata na cidade de Patos. "É a maior festa do Sertão paraibano, por isso, quero convidar para que dia 14 possamos fazer uma grande carreata abrindo oficialmente a festa. Convido a você, de todas as partes da Paraíba e dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte para conferir que àquilo que estamos falando é uma grande realidade na capital do Sertão", disse.

A festa de Nossa Senhora da Guia completa, nesse ano, 230 anos de existência e é considerada a maior do interior do estado. Na programação religiosa, padres de outras dioceses devem se revezar nas celebrações das novenas como o bispo emérito de Petrolina, Pernambuco, Dom Manoel dos Reis e o bispo de Patos, Dom Eraldo Silva. Já na parte profana, pavilhões e quermesses animarão a cidade além de parques de diversões que ficarão instalados em parte do centro da cidade.

Fotos: Cícero Cruz (Pascom Catedral de Patos)

« Voltar

FÉ EM DEUS

Comunidade na China recebe Bíblia traduzida pela 1ª vez após 100 anos

POLÊMICA

Cristãos são atacados por negar fazer convite de noivos gays

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

MDB nega desistência da pré-candidatura de Priscila Lima a prefeita de Patos

NA PARAÍBA

Polícia Civil conclui oficialmente inquérito do 'Caso Ana Sophia'

LIVRE DA VACINA

Paraíba conquista reconhecimento nacional de área livre da febre aftosa sem vacinação