Compartilhe

Consciência Cristã cancela participação de pastor dos EUA que justifica escravidão com a Bíblia

Por Redação 40 Graus com Assessoria    Quinta-Feira, 18 de Janeiro de 2024


Visão Nacional para a Consciência Cristã (VINACC) cancelou o convite feito ao pastor norte-americano Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), acusado de defender a escravidão. Ele estaria presente no Encontro para a Consciência Cristã, que será realizado em Campina Grande, em fevereiro, no período de Carnaval. O evento teológico já é tradicional dessa época na cidade, sendo realizado há mais de 20 anos. A instituição reclamou das acusações feitas ao pastor apontando que ele teria sido mal interpretado.

Na nota assinada pelo presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã, Euder Faber Guedes Ferreira, a instituição diz que “decidimos cancelar a participação do Pastor Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano, as quais, por solicitação da VINACC, foram prontamente respondidas em carta aberta ao povo brasileiro, onde ele faz o devido esclarecimento (link).”

A Visão Nacional para a Consciência Cristã apontou receio, “considerando as reações às veiculações de sua presença entre nós – inclusive com incitação a crimes de ódio, e, eventualmente, à escalada de violência física, julgamos por bem, em mansidão e amor cristão, cancelar sua participação, no intuito de garantir a segurança física do Pastor Wilson, dos demais preletores, e das mais de 100 mil pessoas que passarão pelo Encontro entre os dias 8 e 13 de fevereiro próximo.”

“Por fim, a VINACC repudia qualquer violação aos direitos humanos, incluindo todas as formas de escravidão. A organização compreende que cada ser humano é criado à imagem e à semelhança de Deus (Gênesis 1.27), e, portanto, dotado de dignidade humana, que é o vetor de todos os direitos humanos fundamentais”, conclui a VINACC na nota.

A nota da organização esclarece que o cancelamento se deve a vários motivos, incluindo a falta de garantia da segurança física do religioso.

Leia a nota:

VISÃO NACIONAL PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ
26º ENCONTRO PARA A CONSCIÊNCIA CRISTÃ
“NO PODER DO ESPÍRITO”
NOTA DE ESCLARECIMENTO

Com muita alegria, ao nos aproximarmos de mais uma edição de nosso Encontro para a Consciência Cristã, evento teológico promovido há mais de duas décadas pela VINACC – Visão Nacional para a Consciência Cristã, podemos agradecer a Deus pelos grandes frutos desse ministério que alcança milhares de vidas anualmente.

Sabemos que o Evangelho é o “poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Romanos 1.16), mensagem reiterada ano após ano nesse encontro. Temos consciência de que seguimos em uma realidade pecaminosa, em que as várias vozes e ruídos do mundo se opõem ao doce chamamento do Espírito Santo, e que assim será até que Cristo intervenha direta e definitivamente na história, inaugurando o seu Reino Eterno.

Enquanto aqui vivermos, nós, crentes em Cristo Jesus, andamos não por nossa força, mas sempre sob a influência do Espírito Santo, procurando manifestar o Seu fruto, a saber: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.16-26).

Compreendendo que Deus comanda todas as coisas e faz tudo cooperar para o bem daqueles que O amam (Romanos 8.28), decidimos cancelar a participação do Pastor Douglas Wilson, da Christ Church (EUA), após polêmicas levantadas por interpretações de falas do preletor sobre o tema sensível da escravidão no contexto americano, as quais, por solicitação da VINACC, foram prontamente respondidas em carta aberta ao povo brasileiro, onde ele faz o devido esclarecimento (link abaixo).

Considerando as reações às veiculações de sua presença entre nós – inclusive com incitação a crimes de ódio, e, eventualmente, à escalada de violência física, julgamos por bem, em mansidão e amor cristão, cancelar sua participação, no intuito de garantir a segurança física do Pastor Wilson, dos demais preletores, e das mais de 100 mil pessoas que passarão pelo Encontro entre os dias 8 e 13 de fevereiro próximo. Esperamos que a verdade circule livremente em nosso meio, e que os veículos de comunicação deem ao Pastor Wilson o espaço necessário para que possa também falar e dar sua versão sobre os fatos. Esperamos que o Brasil possa seguir sendo um país aberto à fé e ao respeito a todas as manifestações religiosas, incluindo o cristianismo de tradição reformada, tal como o recebemos das gerações anteriores.

Esclarecemos que tomaremos todas as medidas de segurança para o bom andamento do evento, bem como as providências judiciais cabíveis para responder a eventuais ilícitos cíveis e criminais que tenham ou venham a ocorrer, pelo bem do nosso ministério e da garantia da liberdade religiosa e laicidade colaborativa, tal qual previsto em nossa Constituição. Ademais, é importante salientar que nenhum dos veículos de comunicação da mídia nacional, que abordaram a presença do Pastor Douglas Wilson no evento da Consciência Cristã, buscaram a VINACC para obter sua versão e resposta aos fatos noticiados. Isso contraria um princípio fundamental do jornalismo, que consiste em ouvir todos os lados, derivado do contraditório e da ampla defesa, fundamentais em uma democracia.

Por fim, a VINACC repudia qualquer violação aos direitos humanos, incluindo todas as formas de escravidão. A organização compreende que cada ser humano é criado à imagem e à semelhança de Deus (Gênesis 1.27), e, portanto, dotado de dignidade humana, que é o vetor de todos os direitos humanos fundamentais. Campina Grande, 17 de janeiro de 2024.
Euder Faber Guedes Ferreira

Presidente da Visão Nacional para a Consciência Cristã.

 

 

« Voltar

NO SERTÃO

Diocese de Patos prepara 30ª edição da Festa de Pentecostes abrindo o Ano da Juventude

POLÊMICA

[VÍDEO] Influenciadora cristã culpa 'macumba' por enchentes no Rio Grande do Sul

Veja também...

SOLIDARIEDADE

Arrecadação de donativos em Patos é tão grande que a Azul pede ajuda de outras empresas para envio ao RS

NA PARAÍBA

Quixaba é representada no aniversário de 1 ano do Programa ‘Alfabetiza Mais Paraíba'

POLÊMICA

Secretários de Cacimba de Areia esclarecem fatos e respondem denúncias contra a gestão