Polícia quer prorrogar inquérito de padre investigado por intolerância religiosa em fala sobre Preta Gil

Por Girleide Vilar - Patos Online Terça-Feira, 2 de Setembro de 2025
A Paróquia de Nossa Senhora da Guia reuniu a imprensa, nesta segunda-feira (1º), para anunciar a programação oficial da Festa da Padroeira da Diocese de Patos, evento que tradicionalmente movimenta a cidade com fé, cultura e grande participação popular. O encontro também contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Habitação, Ciência e Tecnologia, Vinícius França, que falou sobre os preparativos e a organização estrutural do festejo.
Segundo o secretário, a montagem dos parques terá início no próximo dia 10 de setembro, durante a noite, e a expectativa é que até o dia 14 todos já estejam em pleno funcionamento. “Eles perduram até o dia 24 e, após o evento, começa a desmontagem, que vai até o dia 26. Este ano diminuímos o tempo de desmontagem de quatro para dois dias, o que é suficiente e facilita a liberação do trânsito com maior rapidez”, explicou.
Sobre os barraqueiros, Vinícius destacou que a situação está definida e segue o padrão dos últimos anos. “A questão de barraqueiros está muito tranquila. Mantivemos o mesmo pessoal que já vinha participando. A Festa da Guia hoje é muito grande e, infelizmente, não temos como abrir novas vagas. O índice de reincidência é de 98%, ou seja, praticamente todos os que trabalharam no ano passado retornam este ano”, disse.
A estrutura contará novamente com o pavilhão tradicional em frente ao Banco do Brasil, o pavilhão da igreja no Largo Dom Gerardo e as barracas de comidas distribuídas ao longo das Avenidas Solon de Lucena e Epitácio Pessoa, até próximo a Farmácia Drogasil.
Apesar das obras em andamento nos canteiros do Centro da cidade, o secretário garantiu que não haverá prejuízo para o evento. “Está tudo certo, as obras não vão atrapalhar em nada. A Festa da Guia vai ser bonita e vai ser grande”, afirmou.
No âmbito religioso, o Padre Adailton Pedro detalhou que a carreata de abertura, no dia 14 de setembro, sairá às 16h da Paróquia São Pedro, no bairro Jatobá, percorrendo a cidade até a Catedral de Nossa Senhora da Guia, no Centro, com chegada prevista para às 18h.
Ao longo dos dez dias de festa, a programação contará ainda com missas e novenas, refletindo sobre o ano jubilar e a temática "Maria, Mãe da Igreja Peregrina de Esperança", além de atividades culturais no pavilhão, que envolvem toda a população, promovendo momentos de união e reflexão.