Compartilhe

Ex-'Malhação', Ademir Zanyor se tornou pastor e missionário e quer voltar a atuar

Por Globo.com    Quarta-Feira, 8 de Janeiro de 2020


Uma foto publicada recentemente por André Marques no Instagram, relembrando os bastidores da primeira temporada de "Malhação" (1995), reacendeu em Ademir Zanyor a vontade de atuar. O ator, que fez sucesso como o professor de natação Israel na trama, deixou a carreira artística para se tornar missionário e pastor.

- Quando vi a foto (abaixo), relembrei vários momentos. Começaram a me mandar mensagens na internet pedindo a minha volta. Recebi ligações da família também. Aí me deu essa vontade. Estou disponível para trabalhar. Quero voltar a me alegrar decorando textos e me concentrando para as cenas. Hoje, estou muito mais maduro, centrado e equilibrado - avalia ele, que, além de "Malhação", fez novelas como "A viagem", "Kubanacan" e "Salsa e merengue", na Globo, e "Fascinação", no SBT.

Zanyor, de 46 anos, credita as mudanças à religião. Ele conta que se tornou evangélico depois da morte de uma de suas irmãs, em 1998:

- Minha irmã, na época com 8 anos, descobriu uma leucemia e passou por um transplante de medula óssea. A imunidade ficou muito debilitada e ela não resistiu. Em todas as tentativas religiosas até então, eu não tinha encontrado Jesus. Aconteceu naquele momento de dor. Então, fui aceitando a palavra de Deus na minha vida. Continuei fazendo pequenos trabalhos e participações na TV, mas me dedicando cada vez mais à igreja. Essa passou a ser minha prioridade.

A partir daí, Zanyor começou a participar de missões evangélicas. Ele esteve em Angola e na Bolívia e visitou tribos indígenas no Mato Grosso do Sul. Também fez trabalhos em presídios, centros de recuperação de dependentes químicos e hospitais. Além disso, participou da fundação de uma igreja.

- Eu deixei tudo: meu trabalho, meus pais, meus irmãos, minha casa e até namorada para caminhar com Jesus. E tenho recebido muito como recompensa. Com a morte da minha irmã, nasci para o Evangelho. E, com minha renúncia, tenho feito outras pessoas nascerem para Deus.

Zanyor mora há dez anos em Minas Gerais e hoje atua como pastor na Igreja Batista Getsêmani, em Belo Horizonte. Casado com Hélida, também pastora - os dois se conheceram em missões -, ele é pai de Amanda, de 14 anos, e Hadassah, de 1 ano e 6 meses.

- Sou sustentado por Deus através da arrecadação da igreja. Prego nos cultos, dou apoio pessoas em luto em cemitérios, visito hospitais, atendo a pedidos especiais de orações etc. Dou aula em seminários também. E tenho o artesanato como renda extra. Produzo relógios rústicos em madeira e trabalho com design. Recentemente, por exemplo, fiz a arte dos uniformes de uma barbearia.

Ao longo dos últimos anos, ele diz ter recusado convites para trabalhar como ator por falta de tempo.

- Não pude atendê-los por não conseguir conciliar tudo. Mas tenho o desejo de voltar e já atualizei meu cadastro na Globo. Estou preparado, liberado, sem qualquer preconceito. Tenho minha convicção, mas respeito qualquer religião, qualquer pessoa, qualquer orientação sexual. Respeito o livre-arbítrio.

Ademir Zanyor em cena de 'Malhação' (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor em cena de 'Malhação' (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor com André Marques, Bussunda e Maria Paula (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor com André Marques, Bussunda e Maria Paula (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor durante missão numa tribo indígena (Foto: Reprodução)

Ademir Zanyor durante missão numa tribo indígena (Foto: Reprodução)

 

 

« Voltar

FÉ EM DEUS

Comunidade na China recebe Bíblia traduzida pela 1ª vez após 100 anos

POLÊMICA

Cristãos são atacados por negar fazer convite de noivos gays

Veja também...

SUCESSO

Madonna: saiba o cachê do show no RJ e o tamanho da fortuna da cantora

FORA DO AR

Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de smartphones nesta quarta

MAIS SAÚDE

Vacinação da gripe é ampliada para todos acima de 6 meses