Compartilhe

Pastor que chamou nordestinos de ‘preguiçosos’ pede desculpas e diz que vai antecipar férias

Por G1    Segunda-Feira, 7 de Novembro de 2022


O pastor da Primeira Igreja Batista de Piabetá Luiz Antônio Vieira, de 65 anos, que apareceu em um vídeo chamando nordestinos de "preguiçosos" e dizendo que os mesmos "só gostam de viver de migalhas", voltou ao púlpito da igreja para pedir desculpas neste domingo (6).

Em vídeo gravado e transmitido pela igreja em seu canal do Youtube, Luiz Antônio lê a retratação ao lado do vice-presidente do templo.

"Venho por meio deste formalizar minha retratação e pedido de perdão pelo meu ocorrido no dia três de novembro, no culto de quinta-feira. Eu, pastor Luiz Antônio Rodrigues Vieira, em decorrência do momento político transtornado que estamos passando, me encontro em um grande desgaste físico, psicológico e emocional", diz.

Pastor Luiz Antônio pediu desculpas em culto — Foto: Reprodução

Pastor Luiz Antônio pediu desculpas em culto — Foto: Reprodução

 

Diagnóstico de TEI

 

Na sequência, ele fala que conversou com um psicanalista e que foi diagnosticado com Transtorno Explosivo Intermiente (TEI).

"Após uma análise psicanalítica com o doutor Luiz Wagner dos Santos Silva, psicanalítico clínico, segundo ele, foi desencadeado em mim um transtorno explosivo intermitente abreviação de TEI, que causa um transtorno psicológico que acarreta um comportamento agressivo. O meu comportamento não é aceito por uma sociedade organizada, seja ela urbana ou rural. Demonstro a partir disso, minhas condolências e me disponho a maiores explicações", disse antes de partir propriamente para as desculpas.

 

"Tenho muitos amigos nordestinos os quais respeito, amo e peço perdão. Ao contrário da minha fala, mal expressada, o Nordeste é uma região repleta de gente humilde, boa, honesta e trabalhadora. Pessoas preguiçosas estão presentes em todas as regiões do Brasil e do mundo", disse.

 

Na sequência falou sobre quem votou no Partido dos Trabalhadores, a quem também ofedendeu.

"Quando fiz referência a quem votou no PT foi tão somente preocupado e em defesa do que nós, os cristãos, não somos a favor. Temos muita preocupação com a legalização do aborto, das drogas ilícitas e da ideologia de gênero, por exemplo. Eu não sou inimigo de petistas", encerrou.

 

Férias antecipadas

 

Ao final de sua fala, o pastor Luiz Antônio Vieira disse ainda que iria conversar com a direção da Primeira Igreja Batista de Piabetá para pedir para adiantarem suas férias, que seriam em janeiro, para que ele possa se recuperar desse momento.

 

O caso

 

Na quinta-feira (3), durante um culto, o pastor Luiz Antônio Vieira, de 65 anos, usou sua pregação para atacar petistas e nordestinos. Com expressões como "Petistas são inimigos de Deus", e " Nordestino é preguiçoso, gosta de viver da migalha, o pastor causou revolta nas redes sociais.

Internautas se indignam com fala do pastor — Foto: Reprodução/Redes sociais

Internautas se indignam com fala do pastor — Foto: Reprodução/Redes sociais

 

MP e Decradi foram notificados

 

As imagens também chegaram até a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, que acionou a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) e o Ministério Público.

“Oficiamos a Decradi e o MP-RJ conta o Luiz Antônio Vieira, que demonstra e expressa racismo, preconceito, intolerância e a perseguição regional incitando as pessoas a não viajarem e a não consumirem produtos do Nordeste. É um atraso, uma ignorância e tem consequência. A lei não permite isso. Esse tipo de ataque, ainda mais vindo de um pastor que influencia as pessoas, usa as redes, não pode”, disse ao g1 o presidente da comissão, o deputado Carlos Minc.

O vídeo gerou também uma nota de esclarecimento da Associação das Igrejas Batistas da Região de Magé, que disse que a “fala do pastor expressa uma opinião particular, e que não representa a opinião da associação ou da instituição religiosa.

Nota da Associação Batista Mageense — Foto: Reprodução

Nota da Associação Batista Mageense — Foto: Reprodução

 

Pastor tentou cargo de deputado federal

 

Além de falar de política em sua pregação, Luiz Antônio Vieira se candidatou a deputado federal nas eleições 2022 pelo Republicanos.

Em suas redes sociais era comum ver cartazes pedindo votos e associando o seu apoio e candidatura ao presidente Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição.

Antes disso, o pastor havia participado do pleito de 2020, como vice-prefeito na chapa que reunia Sargento Lopes, pelo PSD, e tentava administrar a cidade de Magé. A eleição foi vencida por Renato Cozzolino.

Cartaz do Pastor Luiz Antônio nas eleições 2022 — Foto: Reprodução

Cartaz do Pastor Luiz Antônio nas eleições 2022 — Foto: Reprodução

« Voltar

INTOLERÂNCIA

Por seguir a Jesus, mãe e filha são queimadas com água fervente

INTOLERÂNCIA

No México, famílias ficam sem água por serem cristãs: 'Não queremos vocês aqui'

Veja também...

SEXTA-FEIRA, 19

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A oposição sem rumo em Patos e os bolsonaristas revoltados

FORA DO JOGO

Cebolinha não tem lesão, mas está descartado para Palmeiras x Flamengo

DE CHEGADA

Argentino Luis Zubeldía é o novo técnico do São Paulo