Compartilhe

Igreja Presbiteriana do Brasil comemora 159 anos

Por Gospel Prime    Sábado, 18 de Agosto de 2018


No dia 10 de agosto, a Igreja Presbiteriana (IPB) celebrou seus 159 anos de organização no Brasil. As comemorações aconteceram na Universidade Mackenzie de São Paulo, através de um culto solene no auditório Ruy Barbosa. O evento contou com a presença de várias autoridades eclesiásticas, com vários discursos e apresentações musicais.

A IPB é a mais antiga denominação reformada do país, fundada pelo missionário Ashbel Green Simonton em 1859. Atualmente, a Presbiteriana conta com mais de 1 milhão de membros, cerca de 5 mil igrejas e mais de 9 mil pastores espalhados pelo país.

O reverendo Augustus Nicodemus, vice-presidente do Supremo Concílio da Igreja fez uma pregação de gratidão por mais um ano de aniversário da instituição. Ele aproveitou a oportunidade para descrever a difícil tarefa de ser um verdadeiro cristão nos dias atuais e também discursou sobre a perseguição em seus mais variados níveis.

Situação da igreja no mundo

“Estes 159 anos da denominação nem sempre foram pacíficos, desde o início da sua instalação os protestantes sofreram muita perseguição, de todos os tipos, aqui no Brasil”, lembra. Nicodemus expande o assunto e fala também da Igreja Perseguida mundialmente.

“Hoje mesmo, enquanto estou falando aqui, há centenas e centenas de cristãos, não só de presbiterianos, mas de evangélicos que estão sendo perseguidos, presos e mortos no mundo”, reconhece. Ele ressaltou que as organizações nacionais de liberdade religiosa “dizem que o cristianismo é a religião mais perseguida do mundo”.

“Não menos do que 200 mil pessoas perdem a vida, anualmente, por conta da sua fé, nesses países onde o cristianismo é banido e onde praticar a religião, qualquer que seja, é considerado um crime”, lembra.

Liberdade religiosa

Nicodemus comenta que no Brasil nós gozamos daquilo que se chama liberdade religiosa, mas que existe a perseguição simbólica. “Você está na sala de aula e diz que é cristão, seu professor de biologia vai marcar você o semestre todo e ele vai descontruir tudo aquilo o que o cristianismo diz a respeito das origens e da visão cristã de mundo”, dispara.

O teólogo continuou dizendo que esse tipo de situação acontece em vários outros ambientes. “Quando você diz que é evangélico, sempre chegam as piadinhas”, acrescentou.

E passando por mais alguns assuntos que ilustram as dificuldades de se manter os princípios bíblicos, Nicodemus completou: “pelo andar da carruagem a tendência é que fique cada vez mais difícil”.

Ele finalizou sua pregação agradecendo pela existência da igreja. “São só 159 anos, não sabemos quantos mais virão pela frente, nem a qualidade deles. Pode ser que muita perseguição e sofrimento nós teremos que suportar, mas sempre estas palavras estarão aqui (se referindo ao texto base 1 Pedro 4.12-19), palavras inspiradas por Deus, pelo Espírito Santo, para guiar a igreja em todas as épocas”, conclui.

Assista ao vídeo:

 

 

 

« Voltar

FÉ EM DEUS

Comunidade na China recebe Bíblia traduzida pela 1ª vez após 100 anos

POLÊMICA

Cristãos são atacados por negar fazer convite de noivos gays

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar

PREOCUPANTE

Dia Nacional da Caatinga: veja quais espécies de animais do bioma podem desaparecer