Compartilhe

Ignorada por Bolsonaro, TV católica vai atrás de PT e PSDB

Por UOL    Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020


Em junho passado o "Estadão" mostrou com exclusividade que uma "liga" de TVs católicas havia iniciado um movimento para oferecer apoio ao presidente Jair Bolsonaro. À frente dessa "liga" estava a Rede Vida, maior TV católica do país e a quarta maior rede do país.

Relacionadas Xuxa tem até sexta para dizer se fica ou não na Record Após 20 anos, Leila Cordeiro volta ao vídeo e à televisão Canais Telecine abrem amanhã sinal para toda a TV paga Seu presidente, João Monteiro de Barros, chegou a declarar que Bolsonaro era "a grande esperança" e cobrou "investimentos" do governo (leia-se gastos publicitários) em sua emissora. 

Foi oferecido apoio em uma "live" com Bolsonaro, e que contou com a participação da Vida e um punhado de outras emissoras católicas. Não foi uma tática coletiva das TVs católicas, porém. A TV Aparecida, por exemplo, não endossou e tampouco participou da manobra. 

Os midiáticos se deram mal duas vezes: primeiro foram desautorizados por lideranças da própria Igreja Católica a falar em nome dela; a manobra caiu mal junto aos próprios fiéis. Além disso a iniciativa não vingou dentro do próprio governo, pois foi bombardeada por parlamentares da bancada evangélica no Congresso. Líderes evangélicos (muito ouvidos por Bolsonaro) também passaram a atacar a proposta. Lembraram que, historicamente, essas emissoras apoiaram os petistas, entre outras coisas. 

Monteiro de Barros e outros daquele grupo acabaram entendendo que do governo do "terrivelmente evangélico" Bolsonaro não deve sair nada, então eles passaram a planejar o próprio futuro. Barros, com o apoio de Walfrido dos Mares Guia, ex-ministro dos governos Lula, tem se reunido com lideranças petistas e do PSDB nas últimas semanas. 

Seu objetivo? Ampliar não só a Rede Vida, mas também a Rede Vida Educação —emissora dedicada ao ensino a distância (pela TV). O único problema é que tanto PT como PSDB estão fora do poder e hoje têm pouca influência no sentido de obter os "investimentos" que ele tanto precisa. Trata-se de mais um "plot twist" (reviravolta) na política —e na televisão— brasileira. 

Nesse caso, parece que causado por desespero. 

« Voltar

NA PARAÍBA

STF atende recurso de Ricardo Coutinho e mantém ação da Calvário na Justiça Eleitoral

ELEIÇÕES 2024

Empresário Estoécio Carmo pode desistir de pré-candidatura em Cacimba de Areia e lançar a esposa

Veja também...

FORA DO JOGO

Exame aponta lesões, e Arrascaeta e Pulgar desfalcam Fla por pelo menos 2 jogos

BRASILEIRÃO

Relatório de empresa contratada por Textor indica gol ilegal do Bota

MAIS EDUCAÇÃO

Alunos da Rede Municipal de Patos participam da Olimpíada Sertaneja de Matemática