Família Bolsonaro ameaça deixar PL se Tarcísio de Freitas migrar para a sigla

Por Mônica Melo - Click PB Sábado, 30 de Agosto de 2025
Os governadores dos nove estados do Nordeste divulgaram uma nota pública ontem (29) repudiando as declarações dadas peço governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a respeito da região. A nota foi divulgada nas redes sociais do Consórcio Nordeste.
Na nota pública, o consócio afirma que “as governadoras e os governadores do Nordeste vêm a público repudiar declarações recentes que insultam nossos estados e cidadãos, reafirmando que o Brasil só avançará com cooperação federativa, respeito e verdade”.
Ainda segundo a nota, o que está em debate não é apenas uma disputa política circunstancial, mas a forma como o país encara suas desigualdades históricas e projeta o futuro de sua economia e de sua gente. “A verdade dos números desmente a narrativa falaciosa do governo Romeu Zema, expressa em entrevista ao portal Metrópolis”, encerra.
Em entrevista ao site Metrópoles, Zema disse que cidades e estados do Nordeste receberem “ajuda eterna” do governo federal e que é preciso dar prazo para cessar esse apoio. Ele chegou a afirmar que o Sudeste estaria “cansado de sustentar o Nordeste”.
Em outra ocasião, em entrevista à imprensa, o bolsonarista defendeu uma atuação mais incisiva do Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), em busca de protagonismo político, e chegou a comparar os estados nordestinos com “vaquinhas que produzem pouco”.