Compartilhe

Eleitores enfrentam longas filas em Patos por deixarem para última hora para regularizar situação eleitoral

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Terça-Feira, 7 de Maio de 2024


A velha máxima do brasileiro deixar tudo para última hora permanece. E quem deixou para requerer diversos serviços eleitorais no prazo final em Patos está enfrentando longas filas e alguns transtornos como a chuva que caiu desde a madrugada desta terça-feira (07).

Ressaltando que esta quarta-feira (8) é a data-limite para quem precisa fazer cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024.

Nesta terça-feira (07), penúltimo dia para tais serviços, a fila para conseguir uma ficha de atendimento no Cartório da 51ª Zona Eleitoral deu a volta no quarteirão das avenidas Pedro Firmino com Rio Branco e Coronel João Olinto, no bairro Brasília.

Gente não só de Patos, mas a maioria de outros municípios da região, disputava um lugar desde a madrugada, a fim de conseguir uma ficha de atendimento.

Nesses últimos dias, a Central de Atendimento ao Eleitor (Cenatel) aumentou o número de atendimentos chegando a cerca de 210 eleitores atendidos diariamente, encerrando em horário estendido, às 18h, com prioridade para atendimento presencial para eleitores novos ou que ainda não realizaram a coleta dos dados biométricos.

Imagem do WhatsAp7.07.57_23d3edd2

O que muita gente não sabe é que vários procedimentos como transferência e revisão, ou mesmo de segunda via, o eleitor pode pesquisar na opção autoatendiumentoeleitoral, e será redirecionado para o site do Tribunal Superior Eleitoral-TSE, não necessitando o comparecimento ao cartório eleitoral. As novas inscrições não estão mais sendo feitas pela internet, por conta da necessidade de coleta dos dados biométricos.

urna eletronica 2

PLATAFORMA DE SERVIÇOS

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) agora dispõe de uma plataforma que possibilita ao eleitor consultar sua situação na Justiça Eleitoral, obter a 2ª via de seu título de eleitor, efetuar transferência do título para outro município, realizar atualização cadastral, mudar seu local de votação e gerar certidões, tudo sem a necessidade de se deslocar ao cartório eleitoral.

Há também a possibilidade de falar com um servidor da Justiça Eleitoral caso sua necessidade não esteja relacionada dentre as opções do menu ou queira sanar alguma dúvida.

Imagem do WhatsApp de 2024-05s) 07.07.56_4f2dc54d

Via Telefone – Para conversar com o assistente virtual através do uso de aparelho celular basta adicionar o telefone (83) 3512-1500 à sua lista de contatos e iniciar uma conversa no aplicativo WhatsApp.

Via computador – Caso opte por utilizar o computador, abra a página do TRE-PB na Internet e escolha a opção Serviços Eleitorais / Atendimento Remoto. Em seguida, clique em uma das seguintes opções: Atendimento via Chat ou Atendimento via WhatsApp.

O TRE-PB informa que o prazo para eleitor regularizar a situação eleitoral para votar nas eleições deste ano termina no dia 8 de maio. Daí, o atendimento virtual é uma importante aliada para que a eleitora e o eleitor saibam se estão quites com a Justiça Eleitoral, sem precisar sair de casa e enfrentar filas desnecessárias.

thumb (10)

O município de Patos terminou o mês de abril com 68.156 eleitores aptos a votar nas eleições de outubro, segundo números do Tribunal Superior Eleitoral-TSE.

Esse quantitativo representa um aumento de 4.223 eleitores, ou 6,60%, em relação ao último pleito municipal realizado no ano de 2020, quando o município tinha 63.933 inscritos aptos a participar do pleito. São 37.352 votantes do sexo feminino, o mesmo que 55% do universo total, e 30.804 do sexo masculino, o que corresponde a 45% do total de votantes do município.

 

« Voltar

NO SERTÃO

Pesquisa Agorasei: 67,6% da população de Patos aprova a gestão do prefeito Nabor

ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Agorasei: Nabor lidera corrida eleitoral em Patos com mais de 50% das intenções de voto

Veja também...

LUTA GRANDE

Após cirurgia, Tony Ramos tem alta do CTI e está lúcido , diz boletim

LUTA GRANDE

É possível 'queimar' barriga? Entenda por que fórmulas milagrosas não funcionam para perda de peso

NEGATIVO

STF decide negar habeas corpus preventivo a Bolsonaro