O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (9) que o Brasil responderá às tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos “à luz da Lei Brasileira de Reciprocidade Econômica”, mas ainda não confirmou se adotará medida semelhante contra produtos norte-americanos.
A declaração foi feita após reunião de emergência com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Geraldo Alckmin (Indústria) e Mauro Vieira (Relações Exteriores), convocada após o anúncio do presidente Donald Trump. A partir de 1º de agosto, produtos brasileiros exportados aos EUA passarão a ser sobretaxados.
“O Brasil é um país soberano, com instituições independentes, que não aceitará ser tutelado por ninguém”, afirmou Lula em pronunciamento.
A chamada Lei de Reciprocidade foi aprovada pelo Congresso durante o primeiro governo Trump e autoriza o Brasil a aplicar tarifas na mesma proporção quando outro país impõe barreiras comerciais unilaterais.
Além do tarifácio, Trump publicou uma carta nas redes sociais criticando o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e acusando o Brasil, sem apresentar provas, de censura a empresas norte-americanas de tecnologia. Lula rebateu:
“O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de Estado é de competência apenas da Justiça brasileira e não está sujeito a nenhum tipo de ingerência.”
Sobre as acusações de censura, o presidente destacou: “No Brasil, liberdade de expressão não se confunde com agressão ou práticas violentas. Todas as empresas, nacionais ou estrangeiras, estão submetidas à legislação brasileira.”
Lula também contestou a alegação de que os EUA teriam prejuízos no comércio com o Brasil:
“É falsa a informação sobre o alegado déficit norte-americano na relação comercial com o Brasil. As estatísticas do próprio governo dos EUA mostram superávit de US$ 410 bilhões nos últimos 15 anos.”
O presidente finalizou reiterando o compromisso com uma política externa baseada em soberania e respeito: “A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo.”
« Voltar