Compartilhe

Moraes repreende André Mendonça por ver conspiração do governo no 8 de janeiro: 'tenha dó'

Por Brasil 247    Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2023


Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e André Mendonça discutiram nesta quinta-feira (14) sobre o papel do Ministério da Justiça no dia 8 de janeiro – quando militantes bolsonaristas e de extrema direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília. O bate-boca ocorreu durante o segundo dia de julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, o primeiro réu pelos atos golpistas a ter o caso analisado pela Suprema Corte.

A discussão começou após Moraes interromper o voto de Mendonça para contestar alguns de seus argumentos contrários à imputação do crime de tentativa de golpe de Estado aos envolvidos nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. “Em todos esses movimentos de 7 de Setembro, como ministro da Justiça, eu estava de plantão com uma equipe à disposição, seja no Ministério da Justiça, seja com policiais da Força Nacional que chegariam aqui em minutos para impedir o que aconteceu”, disse Mendonça”. “Não consigo entender e também carece de resposta como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi invadido”, completou

Moraes interrompeu o ministro pouco depois e questionou: “vossa Excelência vem ao plenário do STF, que foi destruído, para dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo?”. “Vossa Excelência é quem está dizendo isso, muito embora eu queria e o Brasil  quer ver estes vídeos do ministério da Justiça ”, falou Mendonça. “Tenha dó”, disparou Moraes em outro momento do bate-boca.

Antes do bate-boca, o ministro Gilmar Mendes se dirigiu ao ministro Nunes Marques, que votou contra as condenações por tentativa de golpe de Estado e de abolição da democracia. “A cadeira que o senhor está sentado estava lá na rua”, disse Mendes.

Após a discussão, Moraes e Mendonça pediram desculpas pelas “ofensas” proferidas durante o entrevero.

« Voltar

EM BRASÍLIA

Hugo Motta e Alcolumbre pedem ‘diálogo’ após Trump impor taxação de 50% a produtos brasileiros

OPINIÃO

Míriam Leitão: tiro de Trump contra Brasil atingirá a direita

Veja também...

NO SERTÃO

Piscicultores de Patos e região recebem alevinos do Governo do Estado e da Prefeitura

POLÊMICA

Tarcísio de Freitas propôs ao STF que Bolsonaro viajasse aos EUA para negociar tarifas

DESENVOLVIMENTO

Reunião com artesãos de São José do Bonfim marca novos avanços no turismo local