Compartilhe

Datafolha: 50% creem que Bolsonaro pode dar golpe

Por G1    Sábado, 18 de Setembro de 2021


Levantamento do Instituto Datafolha divulgado neste sábado (18) pelo jornal "Folha de S.Paulo" diz que para 50% dos entrevistados existe a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro tentar um golpe de Estado.

 

Veja o resultado:

  • 30% dizem que há muita chance de Bolsonaro dar um golpe de estado
  • 20% dizem que há um pouco de chance de golpe
  • 45% dizem que não há nenhuma chance
  • 6% não sabem

 

A soma dos quatro itens ultrapassa os 100% em razão de arredondamentos.

Ainda segundo o Datafolha, para 70% dos ouvidos, o sistema democrático é o melhor para o país. Outros 17% dizem que tanto faz se há democracia ou ditadura e 9% dizem que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que um regime democrático.

O instituto ouviu 3.667 pessoas de 13 a 15 de setembro em 190 municípios. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

O Datafolha faz a pergunta sobre democracia desde 1989. Em relação à pesquisa mais recente, de junho de 2020, houve uma queda de cinco pontos no apoio à democracia – eram 75% os que concordavam que a democracia é a melhor forma de governo. Os que avaliavam que tanto faz ditadura ou democracia eram 12%, e os favoráveis à ditadura eram 10%.

O momento com menor apoio à democracia ocorreu em fevereiro de 1992, quando 42% diziam achar o sistema o melhor e 22% disseram que a ditadura poderia ser melhor em algumas circunstâncias.

 

Chance de ditadura

 

  • 20% dizem que há muita chance de ditadura no Brasil
  • 31% dizem que há um pouco de chance
  • 45% dizem que não há nenhuma chance
  • 5% não sabem

Na última pesquisa sobre isso, em junho de 2020, 21% viam muita chance de ditadura e 25%, um pouco de chance. Por outro lado, 49% não acreditavam em nenhuma chance de ditadura no Brasil e 5% não sabiam.

A pesquisa do Datafolha foi feita uma semana após declarações golpistas do presidente Jair Bolsonaro. Em manifestações do 7 de Setembro, Bolsonaro atacou ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. Juristas viram crime de responsabilidade na fala do presidente.

« Voltar

OPINIÃO

Míriam Leitão: tiro de Trump contra Brasil atingirá a direita

NO SERTÃO

Câmara Municipal de Patos retorna do recesso no dia 22 de julho

Veja também...

PARAIBANO 2025

Nacional e Esporte de Patos empatam no 1º duelo das quartas do Paraibano Sub-20

MISTÉRIO

Veículo é encontrado em chamas e tombado na Zona Rural de Catingueira

SUCESSO

Quem é o descobridor de Marília Mendonça e dono de 50% das músicas da artista