Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Doutor Olavo: um grande médico e uma grande liderança política de Patos

Por Damião Lucena –   Terça-Feira, 8 de Junho de 2021

Falecimento do médico e ex-prefeito Olavo Nóbrega. O ex-prefeito de Patos e médico aposentado Olavo Nóbrega de Souza, faleceu na noite desta segunda-feira (07). no Hospital São Francisco, em Patos, problemas cardíacos. Ele havia completado 90 anos no dia 02 de maio passado.

Figura destacável, fino no trato com as pessoas, que tive a satisfação de conhecer e ser seu amigo. A primeira publicidade que gravei, nos tempos de ingresso na Rádio Espinharas, foi exatamente de sua clínica. Vão-se os grandes homens e perpetuam-se os grandes exemplos.

Filho de família tradicional de Patos, nasceu no ano de 1931, Dr. Olavo foi prefeito de Patos de 1969 a 1973.

Olavo Nóbrega de Sousa, que teve como vice Severino Lustosa, foi eleito prefeito de Patos em 15 de novembro de 1968, com 8.014 votos, vencendo Zéu Palmeira e seu vice Apolônio Gonçalves, com 3.918 e Edivaldo Fernandes Motta, da ARENA, que teve como vice Valdemar Simões, com 3.619. A posse aconteceu em 31 de janeiro de 1969.

 

olavo

Reorganizou o setor educacional e construiu os grupos escolares: Maria Eudócia de Queiroz e Darcílio Wanderley; edificou as lavanderias dos bairros Jatobá e Juá Doce.

Pela Lei 969, instituiu o Sistema Tributário Municipal. Na condição de médico investiu no saneamento e teve como obra de maior vulto a Estação Rodoviária, na praça da Independência, inaugurada em 10 de setembro de 1972, com recursos da ordem de Cr$ 280.000.000,00, somados aos 300 milhões, resultantes das sete ruas calçadas em seu entorno, correspondente a 32.000m².

Também construiu a nova feira do gado, próximo ao Matadouro, composta de amplos e modernos currais. Em convênio com os governos estadual e federal implantou em Patos o segundo serpentário do Brasil.

 

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

LÍGIA MARTINS

Ligia Martins: Ela vai seduzir você...

Publicado em Sábado, 16 de Maio de 2026
Ligia Martins: Ela vai seduzir você...