Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Patos perde dois ex-prefeitos para Covid-19 em menos de um ano

Por Vicente Conserva - 40 Graus   Segunda-Feira, 25 de Janeiro de 2021

A Capital do Sertão está de luto novamente pela morte de um ex-gestor em menos de um ano. A cidade de Patos perdeu dois ex-prefeitos, vítimas da Covid-19 em 8 meses.

A primeira perda foi a morte do ex-prefeito Dinaldo Medeiros Wanderley que faleceu no dia 24 de maio do ano passado, no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa.

Dinaldo

Dinaldo foi internado no dia 14 de maio em João Pessoa com sintomas de Covid-19.

Dinaldo governou a cidade de Patos por dois mandatos de 1997 a 2004. Foi eleito deputado estadual e tentou regressar ao cargo de prefeito anos depois tendo perdido

Quase no mesmo dia, oito meses depois, o médico e ex-prefeito de Patos. Ivanes Lacerda, não resistiu ao tratamento contra a Cocid-19 e faleceu no final da tarde desta segunda-feira (25) no Hospital da Unimed Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa.

O médico havia ido para João Pessoa fazer tratamento no final do ano e se internou no domingo dia 03, sendo entubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

prefeito ivanes lacerda

A família havia tentado transferência do médico para um hospital de São Paulo nesta quarta-feira (06), mas não encontrou vagas.

Ele não chegou a passar o cargo para o prefeito Nabor Wanderley, pois já se encontrava na Capital em tratamento.

Histórico político e social de Dinaldo

Filho do tabelião Dinamérico Wanderley de Sousa e da professora Haydée Medeiros Wanderley, os irmãos do político são: Werlane (engenheira elétrica - Memória), Vernaide (socióloga), Dione (advogada) e Hermano (engenheiro elétrico). Iniciou os estudos no Grupo Escolar Rio Branco e mais tarde no Coriolano de Medeiros. Continuou a formação educacional no Colégio Salesiano do Recife; se formou em economia pela Fundação Francisco Mascarenhas (20/12/1975) e em Direito pela UFPB - Campus Sousa (25/07/1980). Em 1982 foi nomeado titular do Cartório do 2º Ofício de Serviço Notarial e Registral de Patos e em 1973 se casou com a economista, a ex-deputada estadual Edina Guedes Wanderley.[1]

Foi jogador de futebol, atuando em duas equipes profissionais de Patos: Esporte e Nacional. Foi convidado para a seleção paraibana e só não ingressou no Flamengo do Rio de Janeiro por resistência da família. No campo empresarial, foi distribuidor de matéria prima para o setor calçadista, se tornando um dos principais fornecedores dos gangorreiros de Patos. Posteriormente, com a influência do seu tio Rivaldo Medeiros, atuou na construção civil, com ênfase aos projetos públicos. A empresa, que trazia seu nome, foi responsável pela edificação de grande parte das obras realizadas em Patos nas últimas duas décadas do século XX.[1]

Se candidatou em 1992 ao cargo de prefeito de Patos, pelo PFL, ficando na segunda colocação, na eleição em que o então deputado estadual Ivânio Ramalho foi o vencedor. No pleito posterior, em 1996, concretizou o sonho concorrendo com a deputada Francisca Motta, conquistando 19.577 votos, contra 13.085. Em 2000, se reelegeu com 27.967 votos, contra 15.121 de Nabor Wanderley.[1]

Foi eleito deputado estadual à Assembleia Legislativa da Paraíba, com 32.082 votos no estado, sendo que 14.456 na cidade de Patos. Tentou retornar, em 2008, para a Prefeitura de Patos, mas desta vez foi derrotado pelo antigo concorrente, Nabor Wanderley. Na Assembleia, conseguiu votação suficiente para a reeleição, mas devido problemas jurídicos relacionados à sua gestão no Poder Executivo, foi impedido de assumir o mandato por causa da cassação do seu registro.[1]

Histórico político e social de Ivanes

Médico ortopedista, Ivanes começou a vida pública como vereador eleito em 2000 pelo PMDB, obtendo 908 votos. Em 2004, já pelo PSDB, conquistou 1.642 votos e foi o quinto mais votado para a Câmara Municipal de Patos. Foi reeleito em 2008, 2012 e 2016, anunciando que não seria mais candidato a vereador em 2020, já que estava ocupando o cargo de prefeito da Capital do Sertão.

Ivanes Lacerda foi vereador cinco mandatos e prefeito interino de Patos assumindo a cadeira do Palácio Clóvis Sátyro no lugar de Sales Junior até dezembro de 2020. Governo a cidade de 23 de agosto de 2019 até 31 de dezembro de 2020.

Ivanes foi vereador por cinco mandatos e presidente da Câmara Municipal de Patos. Ascendeu ao cargo de prefeito, em eleição indireta, durante votação na Câmara de Vereadores, após o colega parlamentar Sales Júnior (Republicanos) renunciar ao cargo.

Governou a cidade de 23 de agosto de 2019 até 31 de dezembro de 2020.

O médico chegou a lançar sua pré-candidatura a reeleição nas últimas eleições, mas acabou cedendo o lugar ao amigo e correligionário de partido Nabor Wanderley (Republicanos) que acabou vencendo o pleito.

Médico ortopedista renomado em Patos e na Paraíba mantinha sua clínica particular tendo também atuado em diversos hospitais de Patos e João Pessoa, além de atender em Unidades Básicas de Saúde.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

LÍGIA MARTINS

Ligia Martins: Ela vai seduzir você...

Publicado em Sábado, 16 de Maio de 2026
Ligia Martins: Ela vai seduzir você...