Compartilhe

'Governadores de ‘paraíba’: Bolsonaro se refere ao Nordeste de forma pejorativa em vídeo vazado; ASSISTA

Por Wscom    Sábado, 20 de Julho de 2019


Em áudio vazado após o café da manhã que ofereceu nesta sexta-feira (19) a profissionais da mídia estrangeira, o presidente Jair Bolsonaro (PSL), em conversa com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência, Onyx Lorenzoni, ataca o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e se refere aos Estados do Nordeste pelo termo “paraíba”, considerado pejorativo e, por alguns, até preconceituoso com a região.

Ao contrário do que o Portal 40 Graus divulgou no início da noite, uma versão com melhor áudio e legenda do vídeo vazado que revelou a conversa entre Bolsonaro e Lorenzoni, demonstra que o presidente da República não criticou propriamente o governador da Paraíba, João Azevêdo, mas destratou todos os nove governadores nordestinos ao se referir a eles como “governadores de Paraíba”.  

O recado de Bolsonaro tinha endereço certo, o governador do Maranhão, Flávio Dino. “Desses governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão. Não tem que ter nada com esse cara”, disse o presidente.

Assista ao vídeo:

Governadores reagem

O governador do Maranhão, Flávio Dino reagiu às declarações do presidente Jair Bolsonaro. “Neste vídeo, ouvi mais claramente o que disse o presidente da República. Parece chamar todos os nordestinos de ‘paraíba’ e me ameaça, com estranha raiva. Lamento e espero explicações, pois isso é algo realmente inédito e incompatível com a Constituição”, disse o governador.

O governador da Paraíba, João Azevêdo, condenou a fala do presidente e exigiu a manutenção das relações institucionais. “A respeito das declarações do presidente Jair Bolsonaro, quero dizer que condenamos toda e qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”, disse.

Em carta aberta, os nove governadores do Nordeste condenaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro, por considerarem que a postura do Chefe do Executivo Nacional feriu “os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes”.

“Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional. Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia”, diz trecho da carta.

« Voltar

NO SERTÃO

Pesquisa Agorasei: 67,6% da população de Patos aprova a gestão do prefeito Nabor

ELEIÇÕES 2024

Pesquisa Agorasei: Nabor lidera corrida eleitoral em Patos com mais de 50% das intenções de voto

Veja também...

RISCO TOTAL

[VÍDEOS] Chuva torrencial alaga ruas em Patos neste domingo e causa muitos transtornos

FÉ E DEVOÇÃO

Festa de Pentecostes em Patos reúne cerca de 40 mil pessoas em celebração aos 30 anos

SINCERIDADE

Gabigol admite uso de camisa do Timão e pede desculpas