Compartilhe

Alckmin, Alcolumbre e Motta pregam união contra 'agressão' dos EUA

Por Redação 40 Graus com Assessoria    Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025


O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, participaram de reunião na manhã desta quarta-feira (16), na Residência Oficial do Senado, para discutir a reação do Brasil à tarifa dos EUA de 50% sobre produtos brasileiros. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e os senadores Renan Calheiros, Jaques Wagner, Randolfe Rodrigues, Rogério Carvalho, Weverton Rocha, Fernando Farias e Nelsinho Trad também estiveram presentes.

A tarifa dos EUA, imposta pelo presidente Donald Trump, elevou para 50% a taxação sobre produtos brasileiros. Diante da medida, Alcolumbre classificou a decisão como uma “agressão” ao país e declarou que o Parlamento atuará ao lado do Executivo na defesa dos interesses nacionais.

“O Parlamento brasileiro está unido em torno da defesa dos interesses nacionais, tenho conversado muito com o presidente Hugo Motta em relação a esses últimos acontecimentos e temos a compreensão, Câmara e Senado, que vamos defender a soberania nacional, os empregos dos brasileiros, os empresários brasileiros e tenho convicção que esse processo deve ser liderado pelo Poder Executivo”, afirmou.

“Aqui temos mais um momento de unidade nacional, em proteção à nossa indústria, nossos empregos e relações diplomáticas com os demais países. Eu não tenho a menor dúvida que hoje a nossa população entende que o Brasil não pode ser levado a situações em que decisões externas venham a interferir na nossa soberania. Não temos a menor dúvida que, com União, compromisso e responsabilidade, nós iremos superar este momento”, declarou Hugo Motta.

“Na questão comercial entendemos que há equívocos do governo dos Estados Unidos, porque tem superávit na balança comercial. É inadequado, injusto e vamos trabalhar juntos para reverter”, disse Geraldo Alckmin.

Ontem (15), o governo publicou o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade Econômica e iniciou articulações com empresários da indústria e do agronegócio.

Veja o vídeo divulgado:

 

« Voltar

Política

POLÊMICA

Lula tende a vetar aumento de deputados, dizem auxiliares

PREJUÍZOS

Empresários se irritam com Eduardo e se afastam do pai

AJUSTES

Motta demite servidoras de seu gabinete que acumulavam outros empregos

POLÊMICA

Efraim confirma diálogos com o PL e provoca reação de Veneziano: 'Meu palanque é de Lula'

Veja também...

DECIDIDO

Alexandre de Moraes mantém decreto do IOF do governo, mas revoga cobrança sobre risco sacado

ELEIÇÕES 2026

Cícero, Aguinaldo e Daniella se reúnem e destino de prefeito pode ser selado

MAIS SAÚDE

Samu Patos e Centro Frei Damião recebem novos equipamentos