Compartilhe

Aprovação a Bolsonaro entre evangélicos cai no ano de 40% a 29%

Por O Globo    Sexta-Feira, 17 de Setembro de 2021


Os recortes da pesquisa Datafolha expõem o derretimento do apoio ao presidente Jair Bolsonaro inclusive entre grupos que, tradicionalmente, integram a base mais sólida. Entre os evangélicos, segmento que conta com acenos frequentes do chefe do Executivo, 29% avaliam o desempenho dele como ótimo ou bom — a aprovação chegou a ser de 40% em janeiro, o que representa uma queda de 11 pontos percentuais no período.

Hoje, entre aqueles que se declaram evangélicos, há mais reprovação — 41% fazem esta avaliação — do que endosso, segundo o levantamento.

Desde o primeiro ano de mandato, o segmento é um daqueles em que o apoio ao governo é mais forte do que no conjunto geral da população — empresários e eleitores com renda familiar mensal acima de dez salários mínimos são alguns dos outros exemplos. O cenário se repete na pesquisa mais recente, mas no patamar mais baixo desde então. Em dezembro de 2019, 36% dos evangélicos qualificavam o governo Bolsonaro como ótimo ou bom. O volume começou este ano em 40%, foi a 37% em março e girou entre 33% e 34% até chegar aos atuais 29%.

A curva pode indicar mais um contratempo em um projeto de reeleição que já precisará lidar com resultados econômicos adversos — bancos e analistas reduziram nesta semana a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para menos de 1% — e com questionamentos sobre a condução do país na pandemia, à beira de 600 mil mortes.

Enquanto lida com a perda de adesão, Bolsonaro segue em contato permanente com lideranças evangélicas — pastores como Silas Malafaia foram bastante atuantes na convocação para os atos de 7 de setembro. Na quarta, Malafaia e outros representantes de igrejas, casos de Estevam Hernandes e César Augusto, estiveram com o presidente, com o objetivo de endossar a a ida do ex-advogado-geral da União André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal. O processo está parado no Senado enquanto o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Davi Alcolumbre (DEM-AP), resiste a marcar a sabatina, mas na conversa, segundo Malafaia, Bolsonaro disse que o único nome na lista é o de Mendonça, o preferido do grupo.

« Voltar

EMBATE

Fernando Haddad diz que Congresso também precisa respeitar responsabilidade fiscal

ELEIÇÕES 2024

Serviços da Justiça Eleitoral na PB podem ser realizados por WhatsApp

Veja também...

ELEIÇÕES 2024

Senador Efraim Filho se reúne com correligionários em Patos e reafirma apoio do União Brasil a Nabor

Veículo tomado de assalto de agente de saúde em Patos é localizado abandonado pela Polícia Militar

PREOCUPANTE

Dia Nacional da Caatinga: veja quais espécies de animais do bioma podem desaparecer