Compartilhe

Hugo Motta anuncia comissão para debater regulamentação do trabalho em aplicativos

Por Redação 40 Graus    Terça-Feira, 27 de Maio de 2025


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, anunciou que uma comissão especial para discutir a regulamentação do trabalho em aplicativos será instalada pela Casa. A declaração foi feita nesta segunda-feira (26) em uma postagem no X – antigo twitter.

A comissão irá abranger a categoria como a dos motoristas da Uber e 99, assim como de entregadores do iFood e outros aplicativos. “O objetivo dessa comissão é criar um arcabouço legal que considere a realidade de milhões de entregadores e motoristas”, disse Motta.

O presidente da comissão será o deputado Joaquim Passarinho (PL), enquanto Augusto Coutinho (Republicanos) assumirá como relator. Os parlamentares presidem a Frente Parlamentar Mista de Empreendedorismo e a Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, respectivamente.

 

No ano passado, outra proposta sobre a regulamentação do trabalho em aplicativos foi enviada à Câmara: o projeto de lei complementar 12/2024. O texto, enviado em março, tratava apenas dos motoristas de aplicativos. No entanto, ele permanece na Comissão de Indústria de Comércio e Serviços desde abril de 2024 devido às críticas da categoria.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o Brasil possuía 1,5 milhão de pessoas que trabalhavam em plataformas digitais e serviços de aplicativo em 2022. Desse montante, 52,2% exerciam o trabalho principal por meio de aplicativos de transporte de passageiros.

« Voltar

ELEIÇÃO

Veneziano diz que é zero a chance de aproximação a um palanque de Bolsonaro na PB

NO SERTÃO

Adriano confronta Gervásio sobre politicagem em hospital no Sertão

Veja também...

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

NO SERTÃO

Tradição: queijo de manteiga produzido por quatro gerações é destaque no João Pedro de Várzea

NO SERTÃO

Foragido da justiça de Patos desafiou policiais para troca de tiros antes de ser recapturado