Compartilhe

Hugo Motta recebe presidente da Angola e reafirma parceria entre países

Por Assessoria    Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025


O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), recebeu a visita do Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço. Motta e Lourenço reafirmaram a pareceria e identidade entre os dois países. A visita do presidente de Angola ocorre em meio à Semana da África no Brasil e, também, como parte do segundo Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. Amanhã será recebido pelo presidente Lula.

Hugo Motta lembrou em seu discurso que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em 1975.

“A diplomacia parlamentar da Câmara deve ser uma ferramenta para construir um futuro mais próspero para todos os brasileiros e queremos avaliar os meios para melhorar essa parceria.”

O presidente de Angola João Lourenço reafirmou a importância do Parlamento para as relações bilaterais e defendeu acordos de cooperação entre os países na área de agricultura, pecuária e energia.

“Temos o objetivo de procurar e reforçar as relações de amizade e cooperação entre Angola e Brasil, ganham ambos com essa nossa relação que é exemplar. No momento em que o mundo atravessa uma ameaça de crise alimentar e energética, Angola e Brasil podem contribuir para minimizar essa carência de alimentos de que o mundo padece neste momento.”

Desde 1989 o Grupo Parlamentar Brasil e Angola existe na Câmara para debater temas de interesse dos dois países. Recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou decreto a partir da aprovação pelo Congresso Nacional de um acordo sobre Serviços Aéreos entre o Brasil e Angola.

« Voltar

ELEIÇÃO

Veneziano diz que é zero a chance de aproximação a um palanque de Bolsonaro na PB

NO SERTÃO

Adriano confronta Gervásio sobre politicagem em hospital no Sertão

Veja também...

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

NO SERTÃO

Tradição: queijo de manteiga produzido por quatro gerações é destaque no João Pedro de Várzea

NO SERTÃO

Foragido da justiça de Patos desafiou policiais para troca de tiros antes de ser recapturado