Compartilhe

Ministro Fachin vota contra posse de Márcio Roberto na ALPB

Por Redação 40 Graus    Sábado, 8 de Junho de 2024


O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (7) contra o recurso de Márcio Roberto (Republicanos), que busca assumir um assento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB).

Márcio Roberto, ex-prefeito de São Bento, recebeu cerca de 40.909 votos nas eleições de 2022, mas foi impedido de assumir sua vaga na ALPB devido a uma determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público Eleitoral alegou que Márcio estava inelegível por conta de irregularidades em suas contas durante sua gestão como prefeito, resultando em condenação por improbidade administrativa.

A votação no STF está sendo realizada de forma virtual e se estenderá até 10 de junho. Fachin seguiu o entendimento do relator, ministro André Mendonça, votando contra a posse de Márcio Roberto. Em contraste, o ministro Nunes Marques votou a favor, defendendo que Márcio deve assumir a vaga.

O presidente da segunda turma do STF, ministro Dias Toffoli, declarou-se suspeito para julgar o caso. Agora, resta apenas o voto do ministro Gilmar Mendes, que será decisivo para o desfecho do julgamento.

Enquanto o recurso não é julgado completamente, Bosco Carneiro, primeiro suplente da coligação, já assumiu a vaga na ALPB e está em exercício desde o início da atual legislatura.

 

« Voltar

POLÍTICA

Justiça Eleitoral extingue ação que resultaria na cassação do mandato do vereador Josmá Oliveira

DEFINIÇÃO

Definições políticas vão impactar três grandes partidos no fim de abril

Veja também...

LUTO

Corpos dos redeiros de Vista Serrana mortos em acidente são liberados

NA PARAÍBA

Paraíba registra média diária de sete nascimentos sem nome do pai

NO SERTÃO

Homem é preso com cocaína e maconha após perseguição em Patos