Compartilhe

De 1986 a 2022: Paraíba elegeu 100% dos senadores com histórico familiar na política

Por Jornal da Paraíba    Terça-Feira, 26 de Março de 2024


Um levantamento feito pela Agência Brasil mostra uma ligação muito forte entre os nomes que são eleitos para o Senado Federal e o histórico familiar na política. Conforme os dados, a maior parte dos eleitos é composta por homens e herdeiros do ‘espólio’ político de suas famílias.

Entre os Estados, dois mantêm essa tradição em 100% dos casos: Paraíba e Piauí. O estudo leva em consideração as eleições ocorridas entre os anos de 1986 e 2022.

No caso da Paraíba, a primeira mulher eleita para o senado foi a senadora Daniella Ribeiro (PSD), em 2018. Ela é filha do ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro (Progressistas).

Atualmente outros dois senadores, Veneziano Vital (MDB) e Efraim Filho (União), também são oriundos de núcleos familiares na política. O pai de Efraim Filho, Efraim Morais, ocupou uma cadeira na ‘Casa’. Já a mãe de Veneziano (Nilda Gondim) chegou a assumir no Senado com a morte do ex-governador José Maranhão e o irmão, Vital Filho, também exerceu o mandato de senador.

Para as eleições de 2026 o Estado deverá eleger dois nomes. Na bolsa de apostas atual, por enquanto, aparecem somente nomes da política tradicional. Em um formato em que as campanhas custam muito caro e as emendas parlamentares ampliam as chances para aqueles que já estão no Congresso, a perspectiva de manutenção desse cenário é grande. A idealizada alternância de poder, quase sempre, fica pelo meio do caminho.

« Voltar

NO SERTÃO

Vereador é alvo de protesto na Câmara de Patos por parte de ex-aliados da extrema direita

NA PARAÍBA

Vereadores de Campina Grande também aprovam projeto para aumentar o próprio salário

Veja também...

BRASILEIRÃO

Escalação do Flamengo: time terá volta de titulares contra o Botafogo

NO SERTÃO

Homem é preso por estuprar a sobrinha durante cinco anos; vítima tem HIV após abusos

POLÊMICA

John Textor é suspenso por 45 dias e multado em R$ 100 mil pelo STJD