O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que o melhor nome da base que dá sustentação ao governo João Azevêdo (PSB) para disputar as eleições de 2026 como sucessor do atual gestor estadual é o atual presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos). Durante entrevista concedida à Rádio Correio de João Pessoa, o parlamentar voltou a confirmar o seu desejo de ser o candidato governista, mas no próximo ano, mas disse também ter a maturidade para entender que hoje Hugo é a figura que melhor representa o agrupamento político.
“Hugo reúne as melhores condições, é o melhor nome do momento dentro do Republicanos e também dentro da base do governo”, afirmou Adriano ao analisar o potencial do correligionário. Segundo o parlamentar, Mota tem força suficiente para ser um nome de consenso dentro da base governista e também pelo potencial que possui para agregar ao seu lado figuras que hoje estão no bloco da oposição.
Pedido de Lula
Questionado se o presidente da Câmara já demonstrou algum interesse em disputar o governo da Paraíba em 2026, Galdino negou e afirmou que atualmente a intenção de Hugo é de seguir no comando da Casa Baixa do Congresso Nacional. Conforme Adriano, o próprio presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a pedir a Hugo que siga no Congresso ao tomar conhecimento de que o nome do paraibano era cogitado para uma disputa no Poder Executivo.
Adriano revelou que Lula teria pedido que o deputado federal dê preferência a permanecer no Congresso, pois o Brasil teria uma carência de lideranças políticas jovens como Hugo. “Eu vejo em você essa grande liderança”, teria afirmado o presidente da República ao presidente da Câmara ao tentar demovê-lo de disputar o governo estadual.
Questionado sobre a possibilidade do senador Efraim Filho (União), que hoje é considerado um dos principais nomes da oposição na Paraíba apoiar a candidatura de Hugo ao governo estadual e apoiar o Republicanos nesta disputa, Adriano revelou esperar por um gesto do parlamentar com relação ao partido que contribui com sua eleição para o Senado Federal na eleição de 2022. “Tem contas que você paga ela, mas fica o gesto e esse gesto é impagável. O gesto que o Republicanos fez para Efraim, se lhe falta esse apoio possivelmente hoje ele não estaria na condição de senador. O que Efraim acertou cumpriu, agora o que ele não pagou foi o gesto, a atitude que nós tivemos”, afirmou o deputado.
Segundo Adriano, o Republicanos agora aguarda que o senador oposicionista tenha a disposição de retribuir o gesto feito em 2022 apoiando a candidatura majoritária apresentada pelo partido na Paraíba, seja ela de Hugo Motta ou do próprio Galdino.
Quem é Hugo Motta?
Hugo Motta Wanderley da Nóbrega é médico e político paraibano, nascido em João Pessoa em 11 de setembro de 1989. Atualmente, é deputado federal pelo Republicanos-PB e presidente da Câmara dos Deputados.
Há quanto tempo Hugo Motta é deputado?
Ele foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, e está em seu quarto mandato consecutivo desde 2011.
Quando Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara dos Deputados?
Hugo Motta foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em 1º de fevereiro de 2025, com 444 votos, para o biênio 2025–2026.
O que faz o presidente da Câmara?
O presidente da Câmara dirige os trabalhos legislativos, representa a Casa, define pautas de votação e é o segundo na linha de sucessão presidencial.
Hugo é o primeiro paraibano eleito para presidir a Câmara dos Deputados?
Não, Samuel Duarte, natural de Alagoa Nova, no Brejo paraibano, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados em 1947. Hugo Motta foi o segundo paraibano eleito para a função.