Compartilhe

Eleitos de Patos e Quixaba serão diplomados em 19 de dezembro

Por Genival Junior    Segunda-Feira, 18 de Novembro de 2024


A diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios de Patos e Quixaba, eleitos no dia 6 de outubro, acontecerá em 19 de dezembro, no Patos Water Play.

Na ocasião, serão diplomados o prefeito de Patos, Nabor Wanderley, e seu vice-prefeito, Jacob Souto, reeleitos para mais quatro anos. Também serão diplomados os 17 vereadores eleitos para representar Patos a partir de 1º de janeiro de 2025, além dos três primeiros suplentes de vereador de cada partido, que estarão aptos a assumir o cargo em caso de necessidade.

Pelo município de Quixaba, serão diplomados o prefeito eleito, Allan, e o vice-prefeito, Cezar Filho, bem como os nove vereadores eleitos – sete do Republicanos e dois do União Brasil – e os respectivos suplentes.

O que é a diplomação?

De acordo com a Lei Eleitoral, a diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que um candidato ou candidata foi efetivamente eleito pelo povo e, por isso, está apto a tomar posse no cargo.

Nesse momento, ocorre a entrega dos diplomas, que são assinados, conforme o caso, pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ou pela junta eleitoral.

A entrega dos diplomas ocorre após o término do pleito, a apuração dos votos e o cumprimento dos prazos de questionamento e processamento do resultado das eleições.

No caso das eleições presidenciais, é o TSE que realiza a diplomação. Para os eleitos aos demais cargos federais, estaduais e distritais, assim como para os suplentes, a entrega do diploma é responsabilidade dos TREs. Já nas eleições municipais, a competência é das juntas eleitorais.

Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou sua classificação como suplente e, facultativamente, outros dados, a critério do juiz ou tribunal.

« Voltar

OPINIÃO

Míriam Leitão: tiro de Trump contra Brasil atingirá a direita

NO SERTÃO

Câmara Municipal de Patos retorna do recesso no dia 22 de julho

Veja também...

NEGOCIAÇÃO

Novo piso dos comerciários de Patos segue indefinido

DEFINIÇÃO

Prefeito Jucélio se reúne com a PM e Bombeiros e define segurança do João Pedro de Mãe D'água

EM FLAGRANTE

Preso em Patos homem com maconha e haxixe, além de R$ 7 mil