Mesmo com a redução no número de candidatos possíveis para uma legenda registrar das eleições de 2020 para esta, os partidos políticos em Patos tiveram que rebolar para conseguir quem se habilitasse a enfrentar as urnas em 2024.
Se em 2020 cada legenda podia registrar até 27 candidatos em Patos, com a modificação na lei, passou a ser permitido a inscrição do número de vagas existentes em cada câmara, no caso de Patos 17, mais uma. Ou seja, até 18 candidaturas para o Legislativo.
No entanto, nem isso a maioria das legendas na Capital do Sertão conseguiram. Apenas três, Republicanos, PSB e PP pediram até agora o registro de 18 candidaturas junto à Justiça Eleitoral.
Sem falar que ainda existem três federações que reúnem sete partidos, mas que mesmo assim não atingiram a cota máxima de candidaturas.
E mais: os três partidos que conseguiram reunir 18 nomes, são da base aliada do prefeito Nabor Wanderley, mostrando assim que a oposição tem encontrado dificuldades para formação de chapa proporcional.
Os demais partidos que disputarão as eleições de forma solitária atingiram ao máximo 17 candidaturas, como foram os casos de MDB e União Brasil.
Ao todo, 15 partidos têm candidaturas, embora sete estejam reunidos em federações. Ou seja, apenas oito partidos formaram chapas proporcionais isoladamente.
Ao todo, 150 candidatos pediram registro de candidatura até agora na Justiça Eleitoral.
Veja abaixo a situação de cada um:
« Voltar