Apenas cinco partidos agora detêm assentos na Câmara de Patos após janela partidária; antes eram onze
Por Vicente Conserva - 40 Graus Segunda-Feira, 8 de Abril de 2024
Findadas as eleições de 2020, pelo menos onze partidos comemoraram o fato de conseguirem vagas na Câmara Municipal de Patos. Passado o tempo, alguns trocaram de legenda, mas até o fim desta Janela Partidária dez partidos ainda tinham assentos na Casa Juvenal Lúcio de Sousa.
Tinham, porque finalizado o prazo para mudança de partido, esta representatividade caiu mais de 50% e agora apenas cinco privilegiados detêm cadeiras no parlamento de Patos.
Em 2020, as 11 legendas que conseguiram assentos foram:
Democracia Cristã (Vagas: 1)
AVANTE (Vagas: 1)
Partido Liberal (Vagas: 1)
Partido Social Cristão (Vagas: 1)
Partido Republicano da Ordem Social (Vagas: 1)
Partido dos Trabalhadores (Vagas: 1)
Patriota (Vagas: 1)
Partido Social Liberal (Vagas: 2)
Rede Sustentabilidade (Vagas: 1)
Solidariedade (Vagas: 3)
Republicanos (Vagas: 4)
Com o passar dos anos, alguns vereadores trocaram de partido ou alguns deles se fundiram, mas mesmo assim a representatividade era considerada grande.
Com o fim da Janela, porém, o Republicanos ampliou número de vagas na Câmara saindo das 4 e agora tendo 7.
Pelo menos outros oito partidos, PL, Solidariedade, PSC, União Brasil, PT, Avante, Podemos e DC, perderam suas vagas e assistiram parlamentares migrarem para o MDB (03), PSB (04), PCdoB (01) e REDE, que ganhou 2 assentos.
A atual representatividade partidária está bem aquém do que se espera de um processo democrático eleitoral quando as diferentes legendas têm assentos no parlamento.
Veja como fica:
Republicanos (Vagas: 7)
PSB (Vagas: 4)
MDB (Vagas: 3)
Rede Sustentabilidade (Vagas: 2)
PC do B (Vagas: 1)