O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) divulgou horas depois do fim das eleições suplementares de Mãe D'Agua, na Região Metropolitana de Patos, a relação dos vereadores eleitos neste domingo (12). As novas eleições foram realizadas após cassação dos mandatos de seis vereadores do Republicanos por fraude na cota de gênero e anulação da eleição de 2020 com perda de mandato de todos os 9 vereadores da cidade.
O novo pleito foi marcado por conta de uma decisão da Justiça Eleitoral que cassou os mandatos de vereadores das duas cidades, por fraude na cota de gênero. Como os vereadores cujos os mandatos foram cassados tiveram mais de 50% dos votos válidos, todos os eleitos perderam os cargos.
Foram cassados os vereadores do Republicanos, Cledilson Cordeiro de Sousa, Andrew Wilker Lucena (Del de Rivaldo), Valdemir Ferreira Campos (Delma), Kildemi Monteiro Gomes da Silva, Luiz Nunes da Silva e Evandro Lucena Soares (Vandim).
No entanto, os vereadores que perderam o mandato foram: Luciano Goga (Cidadania), Luiz Nunes (Republicanos), Kildemí Monteiro (Republicanos), Cledilson Cordeiro (Republicanos), Delma (Republicanos), Vandim Campos (Republicanos), Naldo Medeiros (Cidadania), Del de Rivaldo (Republicanos) e Nelson Pereira (Avante).
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), a eleição aconteceu normalmente, das 7h às 17h, em nove locais de votação no município de Boqueirão e quatro locais de votação em Mãe D'Água.
Um total de 3.782 eleitores estavam aptos a participar do pleito que se tornou necessário após a cassação dos mandatos dos antigos titulares dos cargos.
Em Mãe D'Água, foram registrados 3.012 votos, sendo 2.932 votos válidos, 65 nulos e 15 em branco.
O pleito teve início no horário previsto, com tranquilidade, e com um bom número de eleitores presentes. As filas foram consideradas tranquilas e nenhuma anormalidade foi registrada até o fechamento do pleito.
O juiz eleitoral titular da 30ª Zona Eleitoral de Teixeira, Carlos Barreto, avaliou positivamente o transcorrer do processo eleitoral.
A votação seguiu até às 17h, conforme programado pela Justiça Eleitoral. Rapidamente os votos foram totalizados e teve início a apuração. Foram eleitos:
Luciano Goga (Republicanos) - 403 votos
Yébrica Nunes (Republicanos) - 394 votos
Delma (Republicanos) - 320 votos
Eduardo Carrasco (Republicanos) - 241 votos
Luís Carioca (Cidadania) - 231 votos
Vandim (Republicanos) - 204 votos
Del de Rivaldo (Republicanos) - 192 votos
Nelson (Avante) - 187 votos
Marcelo Santana (Republicanos) - 160 votos
« Voltar