Compartilhe

TSE inclui minuta golpista em ação contra Bolsonaro

Por Malu Gaspar - O Globo    Terça-Feira, 17 de Janeiro de 2023


O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta segunda-feira (16) incluir a minuta golpista encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres nos autos de uma ação que investiga a fracassada campanha de Jair Bolsonaro à reeleição. O ministro também deu um prazo de três dias para Bolsonaro se manifestar sobre o teor do documento.

Benedito Gonçalves ainda decidiu acionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para compartilhar com o TSE provas colhidas em inquérito que apura os atos antidemocráticos que levaram à invasão e à depredação da sede dos três poderes.

Na prática, o ministro atendeu aos dois pedidos apresentados pelo PDT, autor de uma das 16 ações contra Bolsonaro em tramitação no TSE.

Com a decisão, a minuta golpista será incluída dentro de uma ação movida pelo PDT que investiga a infame reunião de Bolsonaro com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado, quando o então presidente da República fez uma série de acusações infundadas contra as urnas eletrônicas.

A legenda pretende agora usar a minuta golpista para reforçar as acusações de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação por parte do ex-presidente da República – e conseguir impedi-lo de disputar qualquer eleição pelos próximos oito anos.

Na avaliação do PDT, a inclusão da minuta golpista no processo serve para "densificar os argumentos que evidenciam a ocorrência de abuso de poder político tendente a promover descrédito a esta Justiça Eleitoral e ao processo eleitoral, com vistas a alterar o resultado do pleito".

Ao analisar os pedidos, Gonçalves concordou com os argumentos trazidos pela legenda. "Constato que os fatos ora trazidos a juízo pela parte autora (PDT) possuem aderência aos pontos controvertidos, em especial no que diz respeito à correlação do discurso com a eleição e ao aspecto quantitativo da gravidade", observou o ministro.

O ministro apontou que, segundo o PDT, o discurso realizado na reunião com representantes diplomáticos de outros países "não mirava apenas os embaixadores, pois estaria inserido na estratégia de campanha do primeiro investigado (Bolsonaro) de 'mobilizar suas bases' por meio de fatos sabidamente falsos sobre o sistema de votação".

Ao todo, tramitam no TSE 16 ações (as chamadas “aijes”, sigla para ações de investigação judicial eleitoral) que podem afastar Bolsonaro de disputar eleições pelos próximos oito anos. Todas elas estão sob a relatoria de Benedito Gonçalves, que tem sido considerado “linha dura” por bolsonaristas.

Gonçalves é uma espécie de fiel aliado de Alexandre de Moraes, se aliando ao presidente do TSE nos principais casos julgados pela Corte. Mas o seu mandato no tribunal termina em 9 de novembro deste ano.

Em novembro, as Aijes sairão das mãos de Benedito Gonçalves e irão para Raul Araújo, ministro bem mais palatável para os bolsonaristas. Por esse motivo, o PT quer que os casos sejam julgados ainda neste semestre, ou no mais tardar antes de Gonçalves deixar o tribunal, conforme informou a coluna.

Foi Raul Araújo quem deu a polêmica decisão que proibiu a manifestação política de artistas no Lollapalooza no ano passado, o que foi duramente reprovado pelos colegas. Ele também deu o único voto contra aplicar a multa de R$ 22,9 milhões imposta por Moraes contra o PL, partido de Bolsonaro, após a sigla pedir a anulação de parte dos votos no segundo turno. Araújo considerou o valor exagerado.

Dentro do TSE, a avaliação é a de que os recentes acontecimentos fortaleceram Moraes e sua ofensiva contra extremistas. Em meio a todas essas mudanças, o magistrado continua à frente do tribunal até junho de 2024.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

PP de Patos nega entrada de vereadores no partido

EXPECTATIVA

Mídia nacional coloca Hugo Motta como provável candidato à Presidência da Câmara Federal

Veja também...

SUCESSO

Rachel Novaes lança single em dueto com Fernandinho

TRISTEZA

Guerra na Ucrânia: Corpos de soldados são encontrados com Bíblias em áudio

ESTATÍSTICAS

Pesquisa Datafolha sobre anistia mostra o tamanho exato do bolsonarismo no país