Compartilhe

Pesquisa Ipec reforça chance de Lula ganhar no 1° turno

Por DW    Terça-Feira, 27 de Setembro de 2022


A menos de uma semana do pleito presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou suas chances de vencer já no primeiro turno, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (26/09).

O petista aparece com 48% no novo levantamento após oscilar um ponto para cima. Jair Bolsonaro (PL) permaneceu estagnado com 31%.

Na última sondagem do instituto, divulgada em 19 de setembro, Lula somou 47% das intenções de voto. Bolsonaro, os mesmos 31%.

Considerando apenas os votos válidos, que excluem brancos e nulos, Lula teria 52%. Para vencer no primeiro turno, são necessários 50% dos votos mais um. É a segunda pesquisa seguida do Ipec que mostra Lula com 52% dos votos válidos.

O levantamento desta segunda-feira ainda mostrou que Ciro Gomes (PDT) oscilou negativamente de 7% para 6%. Simone Tebet (MDB) ficou com os mesmos 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Ávila (Novo) somaram 1% cada.

Sofia Manzano (PCB), Vera Lúcia (PSTU), Leo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram.

Eleitores indecisos somam 4%, enquanto brancos e nulos representam 4%.

Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados nomes de candidatos aos entrevistados, Lula aparece com 47% da preferência do eleitorado; e Bolsonaro, com 31%. Na espontânea anterior, Lula tinha 45%.

A pesquisa Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Datafolha

A nova sondagem do Ipec está em linha com outra divulgada na quinta-feira (22/09) pelo Datafolha, que também mostrou ampla vantagem de Lula sobre Bolsonaro. Nela, o petista apareceu com 47% das intenções de voto, contra 33% do atual presidente. Em relação à penúltima pesquisa Datafolha, Lula osiclou dois pontos para cima, enquanto Bolsonaro permaneceu estagnado com os mesmos 33%.

Os números do Datafolha sugerem que uma vitória de Lula no primeiro turno das eleições seria possível. Nos votos válidos, que não consideram brancos e nulos, o ex-presidente aparece com 50%, contra 35% de Bolsonaro.

« Voltar

NA PARAÍBA

Adriano diz que Republicanos decide até domingo nome que disputará o primeiro mandato da ALPB

ELEIÇÕES 2022

Republicanos pode perder vaga na Assembleia com anulação de votos de Márcio Roberto

Veja também...

NA PARAÍBA

Reajuste de mensalidade das escolas na Paraíba em 2023 será entre 10% e 15%

NA PARAÍBA

PF deflagra operação e cumpre 24 mandados contra facção criminosa na Paraíba

NA PARAÍBA

Chove em vários municípios da PB nas últimas 24h