Compartilhe

Pesquisa Ipec: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados; Pollyanna aparece em 3º

Por Jornal da Paraíba    Quinta-Feira, 22 de Setembro de 2022


O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA) divulgou hoje os números da segunda pesquisa de intenções de voto para o Senado, aqui na Paraíba. Os dados mostram que o ex-governador e candidato do PT, Ricardo Coutinho, e o candidato do União Brasil, Efraim Filho, aparecem tecnicamente empatados.

Na pesquisa estimulada Ricardo Coutinho aparece com 27% das intenções de voto. Na primeira sondagem, divulgada no fim de agosto, ele aparecia com 30%.

Já o candidato Efraim Filho, do União Brasil, está com 25%. Na primeira pesquisa ele tinha 20%. Considerando a margem de erro, de 3 pontos percentuais, os dois estão tecnicamente empatados.

Logo em seguida aparece a candidatura da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), com 12% das intenções de voto. No fim do mês passado, conforme o Ipec, ela aparecia com 8%.

Na quarta posição na pesquisa está o candidato do PL, Bruno Roberto. De acordo com os números, Bruno possui 6%. Na pesquisa anterior ele apareceu com 5% das intenções de voto.

O candidato Sérgio Queiroz (PRTB) obteve 3% das intenções de voto. Na primeira sondagem ele aparecia com 2%. Manoel Messias, do PCO, manteve o índice de 2% das intenções de voto. Já Alexandre Soares (PSOL) possui 1%. O percentual também é o mesmo da pesquisa anterior. O candidato do PDT, André Ribeiro (PDT), que aparecia com 1% das intenções de voto, agora não pontuou.

Os números revelam um afunilamento da disputa pelo Senado no Estado.

Na sondagem anterior, o índice dos entrevistados que não sabiam ou preferiam não opinar era de 13%. Já brancos e nulos somavam, naquele momento, 18%. Agora, a poucos dias da eleição, o percentual de brancos e nulos chega a 15% e dos que não sabem ou preferem não opinar são 10%.

Veja também  Gaeco cumpre mandados de busca na Sudema e investiga ‘esquema’ de fraudes em licenças

Já com relação aos votos válidos, o cenário é o seguinte: 

Números na sondagem espontânea

O Ipec também aferiu as intenções de voto espontâneas. Nessa sondagem, o cenário é parecido. O ex-governador Ricardo Coutinho e Efraim Filho também aparecem empatados, com 12% das intenções de voto cada um. No levantamento anterior Ricardo tinha 9% e Efraim 8%.

A candidata Pollyanna Dutra foi citada por 6% dos entrevistados e Bruno Roberto por 3%. Na primeira pesquisa Pollyanna tinha 4% e Bruno 2%.

Já Sérgio Queiroz aparece com 1% das intenções de voto na pesquisa espontânea. O mesmo índice da sondagem anterior. Os candidatos Alexandre Soares, André Ribeiro e Manoel Messias não pontuaram.

Na pesquisa espontânea, 47% dos entrevistados não sabem ou preferiram não opinar. Já brancos e nulos somam 17%.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 paraibanos em 37 municípios. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.

A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Vereador Zé Gonçalves recebe convite e pode ir para o PSB

ELEIÇÕES

De 1986 a 2022: Paraíba elegeu 100% dos senadores com histórico familiar na política

Veja também...

EM BAIXA

Governo Lula prepara Medida Provisória que poderá reduzir conta de luz em 3,5% em 2024

NO SERTÃO

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores de Condado

NO SERTÃO

Polícia prende 4 envolvidos em tentativa de latrocínio contra empresário de São Mamede; líder é procurado