Compartilhe

Lula leva vantagem na Paraíba e no Piauí; Bolsonaro lidera em Santa Catarina e Mato Grosso

Por Veja    Quinta-Feira, 7 de Julho de 2022


É no Piauí que Lula tem a maior vantagem sobre Jair Bolsonaro: mais de 46 pontos de diferença. O ex-presidente tem 64,2% de preferência entre os eleitores, enquanto o presidente-candidato possui 17,3%. O pior desempenho de Bolsonaro acontece no Estado que, por coincidência, é base política do ministro Ciro Nogueira, chefe da Casa Civil, líder do Partido Progressistas e do agrupamento parlamentar conhecido como Centrão.

Lula mantém larga vantagem, também, no Maranhão. Ali se destaca com 58,4% das intenções de voto, contra 25,9% de Bolsonaro. Em Sergipe demonstra idêntico vigor, com 58,2% contra 22,45% do adversário.

Um mapa da disputa presidencial nos Estados foi montado pela empresa de consultoria Vector Research a partir de pesquisas de 15 institutos, realizadas entre os dias 6 de maio e 29 de junho em 24 Estados (exceto Amapá e Rondônia) e no Distrito Federal. A empresa preferiu restringir a análise à dupla de atuais líderes nas sondagens.

São do Nordeste, igualmente, os demais estados onde Lula ultrapassa a margem de 50% das declarações de voto: Alagoas, Pernambuco, Paraíba.

A força eleitoral de Bolsonaro transparece nas sondagens realizadas no Mato Grosso, onde lidera com 15 pontos. Nesse Estado, reduto do agronegócio, Bolsonaro alcança 47,7% contra 32,6% de Lula.

Sua maior vantagem, no entanto, é registrada no Acre: mais de 18 pontos. Por esse critério, o Acre pode ser considerado atualmente o estado mais bolsonarista. Ali chega a ter 47,4% das intenções de voto contra 29,1% de Lula. Diferença similar ocorre, também, em Santa Catarina onde supera Lula por 45,1% a 29%. Se mantém acima do patamar de 40% em Goiás, com 42,4% contra 32,1%.

Os maiores desafios eleitorais de Lula estão no Acre e em Santa Catarina. Para Bolsonaro, encontram-se no Piauí e na Paraíba.

 

O mapa reforça a tendência desse duelo Lula x Bolsonaro vir a ser decidido no Sudeste, caso se mantenha até a eleição de outubro.

Nessa região estão 60,6 milhões de votos, ou seja, um de cada quatro eleitores. Metade vive em São Paulo, onde ocorre um virtual empate, com tendência favorável a Lula (39% a 35%).

O ex-presidente lidera com 12 pontos em Minas Gerais (43,6% a 31,5%), que tem eleitorado de 15 milhões. Empata no Rio de Janeiro, com 11,8 milhões de eleitores, e perde para Bolsonaro no Espírito Santo (35,7% contra 29,3%), dono do menor colégio eleitoral da região — 2,6 milhões.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

TRE-PB disponibiliza assistente virtual da Justiça Eleitoral no WhatsApp

BRIGA GRANDE

Haddad diz que se desoneração for mantida poderá haver nova reforma da Previdência

Veja também...

LIVRE DA VACINA

Paraíba conquista reconhecimento nacional de área livre da febre aftosa sem vacinação

OPORTUNIDADE

Prefeitura de Patos abre Processo Seletivo para a contratação de profissionais da Educação

CULTURA

7ª edição do Arrasta Drilha acontece neste sábado, dia 04, em Patos