Mais de 60 mil filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba estão aptos a participar, neste domingo (6), do Processo de Eleições Diretas (PED), que vai eleger as novas lideranças da legenda em nível municipal, estadual e nacional. A votação será realizada das 9h às 17h e integra um processo nacional que envolve cerca de 2,9 milhões de filiados em todo o Brasil.
O PED é o único processo eleitoral interno realizado de forma direta entre os partidos brasileiros. Na Paraíba, a eleição é considerada estratégica para a definição dos rumos da sigla nos próximos anos, especialmente na preparação para as eleições de 2026.
O atual presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, destacou a importância da unidade partidária diante dos desafios eleitorais futuros: “Será a eleição mais difícil da nossa vida porque nós vamos enfrentar, além de um fascismo, o neofascismo, liderado pelo bolsonarismo aqui no Brasil, vamos enfrentar uma direita conservadora, liderada pelo governador de São Paulo”, declarou.
Disputa estadual tem quatro candidatos
Quatro nomes disputam a presidência estadual do PT na Paraíba: Ari França, Carlinhos Guedes, Cida Ramos e Luizinho. Seis chapas concorrem ao comando do diretório estadual:
“O PT é dos Petistas”
“Esquerda Socialista”
“Somos Todos PT em Movimento PB”
“Por um Partido Forte e uma Paraíba Justa – CNB”
“Construindo um novo Brasil – Cida presidenta”
“PT pela Base: Esperançar é o Caminho, com Lula 2026!”
João Pessoa e Campina Grande têm disputas municipais acirradas
Na capital João Pessoa, dois candidatos concorrem à presidência do diretório municipal: Nino Vilar e Feitosa. Estão registradas cinco chapas locais:
“Virar à Esquerda Refazendo com Democracia o PT”
“Petistas Socialistas”
“PT em Movimento”
“Derrotar a Extrema Direita e Avançar CNB”
“Construindo um Novo Brasil PT Unido e Forte”
A votação na capital ocorre no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde 13.420 filiados estão aptos a votar.
Em Campina Grande, a disputa tem três postulantes: Alan Gomes, Mauro Plácido Ribeiro e Pedro Netho. As chapas em disputa são:
“PT de Campina Forte”
“Começar de Novo Construir Um Novo Tempo”
“Estrela dos Nossos Sonhos e Lutas”
“Novos Tempos”
“Sem Medo de Ser Feliz”
A votação na cidade será realizada no Centro Artístico e Cultural da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), com 5.105 filiados aptos.
Cenário estadual e regras do pleito
Em todo o território paraibano, 139 candidatos concorrem à presidência municipal em 107 diretórios e 13 comissões provisórias. Foram registradas 144 chapas municipais. Estão aptos a votar os filiados registrados no Sistema de Filiação (Sisfil) até 28 de fevereiro de 2025, desde que não tenham sido impugnados conforme as regras internas do partido.
« Voltar