Veneziano e João Azevêdo ficam com Alcolumbre; Efraim declara apoio a Marinho
Por Felipe Nunes - JP Online Quinta-Feira, 5 de Novembro de 2026
Os representantes da Paraíba na próxima legislatura do Senado já definiram seus posicionamentos na disputa pela presidência da Casa. Na corrida pelo comando do Legislativo, estão o atual presidente, Davi Alcolumbre (União-AP), que busca a recondução, e os nomes da oposição Rogério Marinho (PL-RN) e Tereza Cristina (PP-MS).
Entre os paraibanos, os senadores alinhados à base do presidente Lula (PT), Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e João Azevêdo (PSB), devem apoiar a reeleição de Alcolumbre.
Ao Jornal da Paraíba, Veneziano confirmou que o MDB deve formalizar o apoio ao nome do senador amapaense. Ele destacou a boa relação que mantém com o atual presidente do Senado e citou a condução de pautas importantes na Casa como justificativa para a decisão, entre elas as discussões sobre o fim da escala 6x1 e a PEC da Segurança Pública.
Alcolumbre também deverá contar com o apoio de João Azevêdo. Nesta quarta-feira (4), a cúpula do PSB se reuniu com o presidente do Senado, em Brasília. Após o encontro, em nota assinada pelo líder da bancada, senador Cid Gomes (CE), o partido anunciou que deve formalizar apoio à recondução de Alcolumbre.
Efraim apoia Rogério Marinho
Já o senador Efraim Filho (PL) anunciou apoio à candidatura de Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição, que oficializou sua entrada na disputa nesta quarta-feira (4). O anúncio ocorreu após reunião da bancada do partido, em Brasília.
Efraim participou da coletiva de imprensa em que a candidatura de Marinho foi confirmada. Entre as prioridades defendidas pela oposição está a redução da maioridade penal, a redução de impostos e a abertura de processos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na disputa pelo comando do Senado, Marinho contará com o peso do PL na próxima legislatura. A partir de fevereiro de 2027, o partido deverá ter 29 senadores, consolidando-se como a maior bancada da Casa.
A eleição para a presidência do Senado está prevista para a primeira semana de fevereiro de 2027. A votação é secreta e, para vencer em primeiro turno, o candidato precisa obter pelo menos 41 votos, correspondentes à maioria absoluta dos 81 integrantes da Casa.