Palácio do Planalto prepara saída considerada 'honrosa' para o presidente Hugo Motta
Por Paulo Cappelli - Metrópoles Sexta-Feira, 14 de Novembro de 2025
O Palácio do Planalto tem se mobilizado para construir uma saída considerada “honrosa” para o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), após o desgaste provocado pela tramitação do PL Antifacção.
Uma reunião entre o presidente Lula, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, o relator Guilherme Derrite (PP) e o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União Brasil), deve ser agendada para a próxima semana.

O objetivo é costurar um entendimento político que preserve a interlocução com Motta e evite um racha entre o Republicanos, partido do chefe da Câmara, e a base governista.
Segundo interlocutores de Gleisi, o governo avalia que a tensão em torno do projeto gerou ruídos na relação com Motta, até então visto como aliado estratégico do Executivo em votações sensíveis. O desconforto cresceu após o deputado escolher Derrite, aliado do governador Tarcísio, como relator da proposta. A opção por Derrite foi antecipada com exclusividade pela coluna em setembro.