Compartilhe

Veneziano denuncia vídeo apócrifo com fake news disseminado nas redes sociais

Por Assessoria    Quarta-Feira, 29 de Junho de 2022


O senador Veneziano Vital (MDB) denunciou nesta terça-feira (29), através da sua assessoria jurídica, a disseminação de vídeo apócrifo com supostas ‘fake news’ através das redes sociais. Segundo o político, o vídeo conteria calúnia e difamação.

“A Polícia Legislativa do Senado Federal já iniciou as investigações, que estão sob sigilo, para identificar e punir os responsáveis tanto pela postagem quanto pela replicação, considerando que a legislação atual pune não apenas o autor do material publicado, mas também – e sobretudo – os que o replicam, sem prejuízo de responder pelo crime específico de espalhar ‘fakenes’”, diz.

Veja a nota:

‘NOTA

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) está sendo vítima de “fakenews” por intermédio de vídeo apócrifo replicado por contas de WhatsApp, algumas delas já identificadas.

Considerando o teor calunioso e difamatório à honra e probidade do Senador, este acionou o seu corpo jurídico, que já formalizou procedimento junto à Polícia Legislativa do Senado Federal, ante o fato de tais ofensas estarem sendo proferidas contra a sua pessoa, o que qualifica Conduta Criminosa (Art. 138 – Calúnia e Art. 139 – Difamação, do Código Penal Brasileiro), com aumento de pena, por ocorrer no momento em que o Senador estava no exercício da Presidência do Senado Federal (Art. 141, II, do Código Penal – Conduta Qualificada contra presidente da República, presidente do Senado e presidente da Câmara).

A Polícia Legislativa do Senado Federal já iniciou as investigações, que estão sob sigilo, para identificar e punir os responsáveis tanto pela postagem quanto pela replicação, considerando que a legislação atual pune não apenas o autor do material publicado, mas também – e sobretudo – os que o replicam, sem prejuízo de responder pelo crime específico de espalhar “fakenes”.

Jolbeer Amorim
Advogado do Corpo Jurídico do Senador’

« Voltar

ELEIÇÕES 2022

Deputado Taciano Diniz rompe com João e anuncia apoio a Veneziano para o Governo

ELEIÇÕES 2022

Campanha eleitoral começa amanhã: confira regras para candidatos e partidos

Veja também...

ELEIÇÕES 2022

Seis prefeitos acompanham Taciano e anunciam apoio à Veneziano

ELEIÇÕES 2022

Deputado Taciano Diniz rompe com João e anuncia apoio a Veneziano para o Governo

ELEIÇÕES 2022

Campanha eleitoral começa amanhã: confira regras para candidatos e partidos