Compartilhe

STF arquiva ação contra eleição antecipada da Mesa Diretora da ALPB

Por Wscom    Segunda-Feira, 2 de Dezembro de 2024


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou prejudicada a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que questionava a eleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). A decisão, tomada na última quinta-feira (28), encerra o caso sem análise do mérito, consolidando a reeleição do deputado Adriano Galdino (Republicanos) como presidente da Casa para o biênio 2025-2026.

Toffoli apontou que, devido a alterações no Regimento Interno da ALPB e à realização de um novo pleito em 26 de novembro de 2024, o objeto da ação perdeu sua validade. “Ações de controle de constitucionalidade perdem objeto quando a norma questionada é revogada, perde eficácia ou sofre alterações substanciais. In casu, portanto, forçoso concluir que a presente ação direta de inconstitucionalidade não comporta conhecimento, porquanto seu objeto foi tacitamente revogado por legislação superveniente, não impugnada pelo requerente”, escreveu o ministro em seu despacho.

A eleição antecipada, inicialmente realizada em fevereiro de 2023, havia sido alvo de contestação. No entanto, com as mudanças regimentais e a nova eleição realizada em novembro, na qual Adriano Galdino foi reconduzido à presidência por unanimidade, o cenário jurídico foi alterado. A Procuradoria-Geral da República (PGR) e a própria ALPB informaram ao STF sobre as alterações, contribuindo para a decisão de Toffoli.

Além disso, o ministro destacou que, mesmo que houvesse eventual inconstitucionalidade no dispositivo regimental anterior, as disposições da Constituição Estadual permaneceriam em vigor, tornando inócua qualquer decisão judicial sobre o tema. Com base no artigo 21, parágrafo 1º, do Regimento Interno do STF, Toffoli decidiu não conhecer da ação, encerrando o processo sem julgamento do mérito.

A decisão reforça a autonomia das assembleias legislativas estaduais em questões regimentais, desde que em conformidade com as constituições estaduais e a Constituição Federal. Com o arquivamento da ADI, Adriano Galdino permanece confirmado como presidente da ALPB para o próximo biênio.

« Voltar

EMBATE

Lula se reúne na próxima semana com Hugo Motta e Alcolumbre para discutir crise do IOF

ELEIÇÃO

PT realiza eleições diretas neste domingo na Paraíba com mais de 60 mil filiados aptos a votar

Veja também...

NOVIDADE

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

DE CHEGADA

Flamengo encaminha contrato do atacante irlandês do West Bromwich

EXPECTATIVA

Lula avalia que foi traído, mas reabrirá diálogo com Hugo Motta