Desentendimento sobre serviço em uma casa custa a vida de empresário de Patos, morto com tiros na cabeça em Malta
Por Vicente Conserva - 40 graus Sábado, 1 de Novembro de 2025
Um homem identificado como Damião Anacleto Santos Neto, de 37 anos, natural de Patos, foi assassinado a tiros no final da tarde desta sexta-feira (31) na Rua Boileau Dantas Wanderley, no Centro de Malta, localizada na Região Metropolitana de Patos, no Sertão da Paraíba.
De acordo com informações da Polícia Militar, o acusado do crime, que foi preso logo em seguida por uma guarnição da Polícia Militar que participava da inauguração da nova sede da PM em Malta, identificado como Alexandro, de 41 anos, relatou que houve um desentendimento entre os dois por conta de um serviço em sua residência que não havia sido concluído apesar de ele ter adiantado parte do pagamento.
Damião alegara que estava com dificuldade para a finalização do serviço. Alexandro contou que ao fazer as contas, teria pedido então a devolução de R$ 5 mil e começou a cobrar o valor. Segundo ele, a vítima disse não ter a quantia e se recusou a pagar.
Durante o desentendimento, a discussão se intensificou, e o suspeito, que possui porte de arma e registro de colecionador de arma de fogo (CAC), efetuou dois disparos de pistola calibre 380 que atingiram Damião na cabeça.

O suspeito do crime foi preso pouco tempo depois por equipes da Polícia Militar do Cabo Henrique e o 1º Sargento Eilzo.
A equipe da Polícia Militar estava em serviço na Rua Boileau Dantas Wanderley quando ouviu disparos de arma de fogo nas proximidades. De imediato, os policiais se deslocaram até o local indicado por populares e visualizaram o acusado saindo de uma residência portando uma arma em punho.
“Ao ver a movimentação, vi o suspeito saindo armado. Dei voz de prisão e ele confessou imediatamente, dizendo: ‘Eu atirei nele, eu atirei nele’”, relatou o militar Cabo Henrique.

O cabo PM Henrique relatou ainda que, ao observar a movimentação, viu o suspeito saindo de casa armado, a cerca de 50 a 70 metros de distância. “De imediato parti na viatura. Apontei a arma, dei voz de prisão. Ele disse: ‘Eu atirei nele, eu atirei nele’. Perguntei se havia mais alguém na casa. Ele respondeu que não, apenas o rapaz que havia atirado”, contou.
Os policiais conseguiram prender o acusado e apreender a arma usada no crime. Uma pistola Taurus calibre .380 ACP, com três carregadores e 42 munições intactas.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e constatou o óbito da vítima ainda no local.
O corpo de Damião foi removido para o NUMOL de Patos, onde será submetido a exames cadavéricos.
Diante dos fatos, o acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Patos, e junto com o material apreendido, foram apresentados à autoridade policial para serem adotadas as medidas legais cabíveis.
« Voltar
