Delegado Carlos Henrique assume superintendência da PF na PB e promete reforçar combate ao crime organizado

Por Redação 40 Graus com Pabhlo Rhuan Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2025
O réu José Henrique, conhecido como “Bacurin”, foi condenado em regime semiaberto a 5 anos de prisão pelo Tribunal do Júri da Comarca de Patos, nesta quinta-feira (11), por tentativa de homicídio contra Hudie Allen. O julgamento foi realizado no Fórum Miguel Sátyro, em Patos.
O Ministério Público acusou Bacurin de dois crimes: tentativa de homicídio qualificado e corrupção de menor. Porém, nas alegações finais, o próprio MP pediu a impronúncia quanto à corrupção de menor, por entender que não havia provas suficientes.
A Justiça acatou o pedido, levando Bacurin a júri apenas pela tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe.
Durante a sessão, Bacurin confessou o crime em plenário. Tanto a acusação quanto a defesa sustentaram a tese de participação de menor importância, reconhecendo que ele teve papel secundário na ação criminosa, uma vez que os disparos não foram feitos por ele.
O Conselho de Sentença aceitou a tese, e a juíza fixou a pena em 5 anos de reclusão, em regime semiaberto.
De acordo com os autos, o crime ocorreu em 10 de março de 2022, por volta das 6h, no Posto Almeida, bairro Jatobá, em Patos. Segundo a denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Bacurin esteve no local, “encarou” a vítima e saiu. Pouco depois, retornou acompanhado de um adolescente e houve os disparos contra a vítima que conseguiu correr e não foi atingida.
As câmeras de segurança do posto registraram a ação. Durante as diligências, policiais localizaram Bacurin, apreenderam a bicicleta e as roupas usadas no crime e obtiveram uma confissão informal, na qual ele admitiu participação e apontou o envolvimento do adolescente.
A investigação apontou que a motivação seria uma disputa entre grupos criminosos, já que a vítima morava em área dominada por grupo rival.