Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

'Prender o paraibano Doca é questão de tempo', diz secretário de Polícia sobre chefe do Comando Vermelho

Por O Globo   Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025

O traficante Edgar Alves de Andrade, o Doca, de 55 anos, é a personificação do narcoterrorista, segundo o secretário de Polícia Civil, Felipe Curi. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o delegado destacou que o criminoso é acusado da execução de desafetos e até de meninos que furtaram uma gaiola de passarinho na Baixada Fluminense. Doca é um dos integrantes da cúpula do Comando Vermelho (CV), com atuação no Complexo Penha, na Zona Norte do Rio. Segundo Curi, "prender o Doca é questão de tempo".

— É um criminoso que deu a ordem para matar os meninos de Belford roxo por causa de furto de uma gaiola de passarinho. Execução de desafetos e moradores, impõe a lei do silêncio. E temos relatos de que moradores não aguentam mais o Doca. O feedback dessa operação de moradores de comunidade foi maravilhoso, pediram mais. Prender o Doca é questão de tempo. Por um triz não prendemos o Doca. Mas a hora dele vai chegar.

De acordo com promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), Doca — ou Urso, como também é conhecido — é o principal líder do CV no Complexo da Penha e em comunidades como Gardênia Azul e César Maia, na Zona Sudoeste, e Juramento, na Zona Norte, algumas delas recentemente tomadas da milícia.

Ele é investigado por mais de cem homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores. Em outubro de 2023, Doca foi apontado como o mandante da execução de três médicos e da tentativa de homicídio de uma quarta vítima na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. As vítimas participavam de um congresso de medicina e foram confundidas com milicianos de Rio das Pedras.

A Polícia Civil acredita que Doca tenha ordenado ações de traficantes na Gardênia e em Rio das Pedras. O traficante ficou conhecido também por ter como homem de confiança o BMW, que pode estar à frente da nova guerra entre traficantes e milicianos nessas duas comunidades e, segundo investigações, BMW é procurado pela polícia desde que três médicos foram executados em um quiosque na Barra da Tijuca, em outubro de 2023.

 

Recompensa de R$ 100 mil

 

O Disque Denúncia divulgou, na última terça-feira, um cartaz oferecendo recompensa de R$ 100 mil pela captura de Doca, conhecido como Doca ou Urso, de 55 anos. O traficante é apontado pela Polícia Civil como um dos integrantes da cúpula do Comando Vermelho (CV).

O valor oferecido pelo traficante se iguala a recompensa oferecida em troca do traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que, mesmo preso há 20 anos, segue sendo o atual chefe do CV.

O Disque Denúncia solicita que quem tiver informações sobre o paradeiro de foragidos da Justiça ou pontos de tráfico entre em contato pelos canais de atendimento abaixo. O anonimato é garantido.

 

  • Central de Atendimento / Call Center: (021) 2253-1177 ou 0300-253-1177
  • WhatsApp Anonimizado: (021) 2253-1177 — tecnologia que remove dados que possam identificar o denunciante
  • Aplicativo: Disque Denúncia RJ

Doca já foi um dos alvos da operação Buzz Bomb, deflagrada em setembro do ano passado, pela Polícia Federal para reprimir o uso de drones lançadores de granadas, operados por pessoas ligadas ao CV. Contra ele há mais de 20 mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), segundo dados do site do Conselho Nacional de Justiça.

Na época da Buzz Bomb, Doca teve prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do TJRJ. Ele foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e posse de material explosivo, cujas penas somadas podem chegar até 14 anos de prisão, em caso de condenação.

Mais corpos foram retirados por moradores de mata na Penha

Doca

 

 

Megaoperação

 

Uma megaoperação das polícias Civil e Militar nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio, deixou quatro policiais mortos além de oito agentes feridos, na manhã desta terça-feira. De acordo com a Polícia Civil, 60 suspeitos foram mortos, dois deles da Bahia. Quatro moradores também foram atingidos. O objetivo da ação é cumprir mandados de prisão contra integrantes do Comando Vermelho (CV), 30 deles de fora do Rio, escondidos nos dois conjuntos de favelas, identificados pela investigação como bases do projeto de expansão territorial do CV. Até o fim da manhã, 81 pessoas foram presas e 93 fuzis foram apreendidos na ação, que mobiliza 2,5 mil policiais e também promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ).

« Voltar

Veja também...

BALANÇO

[OPERAÇÃO NO RIO] De 99 corpos identificados, 78 tinham ficha criminal e 40 eram de outros estados

Publicado em Sexta-Feira, 31 de Outubro de 2025
[OPERAÇÃO NO RIO] De 99 corpos identificados, 78 tinham ficha criminal e 40 eram de outros estados

TV 40 Graus

Click 40 Graus

LUANA BONATTO

Luana Bonatto: A beleza perfeita de uma Princesa

Publicado em Quinta-Feira, 30 de Outubro de 2025
Luana Bonatto: A beleza perfeita de uma Princesa