11 pessoas de um grupo criminoso que agia na Região de Patos são presas na Operação Desbaste
Por Vicente Conserva - 40 Graus Sábado, 24 de Dezembro de 2022
Forças de segurança desencadearam no Sertão da Paraíba, nesta sexta-feira (23), a Operação Desbaste com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas e execuções de pessoas nos municípios de Imaculada, Água Branca e Santa Terezinha-PE.
Até às 18h40 desta sexta-feira (23), as polícias Civil e Militar 11 pessoas, consideradas importantes para organização criminosa, já haviam sido presas em cumprimento a oito mandados de busca e apreensão e de prisão temporária, expedidos pela Justiça da Comarca de Água Branca.
Segundo o superintendente da Polícia Civil em Patos, delegado Cristiano Jacques, as ações aconteceram nos municípios de Imaculada, na região de Patos, Princesa Isabel e Catolé do Rocha, todas no Sertão paraibano, além do município vizinho de Santa Terezinha, em Pernambuco, sendo este último o local onde funcionava a sede do grupo criminoso.
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso já havia matado duas pessoas no município de Água Branca, além de três tentativas de homicídios na cidade de Imaculada, e alguns assassinatos no município vizinho de Santa Terezinha-PE.
“Trabalhos como esse são de fundamental importância no combate e controle da criminalidade na região. A presença do Estado na repressão desse tipo de ORCRIM, permite assegurar a paz social e resguardar a ordem pública, que estava sendo afetada com a conduta criminosa desse grupo. A presença do Estado traz a sensação de segurança para a sociedade”, ressaltou Jacques.
Na Operação, foram apreendidos dois tabletes de maconha e um revólver cal.38 com muitas munições.
FORÇAS DE SEGURANÇA
A Operação Desbaste que tem o significado de desbastar, de cortar, de tornar menos espesso, foi encabeçada pelas Forças de Segurança Pública citadas anteriormente e contou com o apoio da PM do Estado de Pernambuco.
Ao todo, 50 policiais civis, militares e do Corpo de Bombeiros participaram da ação que durou várias horas.
Estiveram à frente da Operação policial: os delegados da Polícia Civil, Cristiano Jacques e Luiz Xavier; além do Coronel Campos e do capitão Firmino Veraz da Polícia Militar; e coronel Saulo do Corpo de Bombeiros.