A Polícia Rodoviária Federal de Patos apreendeu um carregamento com mais 53 toneladas de madeira cerrada, sendo transportado de forma irregular, durante fiscalização ambiental realizada pela na BR 230, na quarta-feira, dia 8 de setembro, no município de Pombal.
De acordo com Cristiano Hiroi, inspetor da PRF de Patos, os policiais abordaram um caminhão Volvo no quilômetro 407 da BR 230, e constatou que o veículo estava transportando carga de madeira da espécie amazônica.
A madeira foi extraída no município de Paragominas, no estado do Pará e seria entregue em João Pessoa. A carga era transportada sem documentação necessária prevista em lei
Após uma averiguação dos documentos apresentados pelo condutor da carreta, verificou-se que o mesmo não portava a licença de atividade rural ou cadastro ambiental rural do imóvel onde foi realizada a colheita florestal para extração da madeira encontrada.
Depois análises minuciosas, o inspetor Hiroi contou que foram constatados indícios de adulteração na declaração de porte e colheita da fazenda onde foi extraída a madeira.
Diante disso, o condutor de 36 anos de idade foi detido e encaminhado para a Polícia Judiciária de Pombal, onde foram tomadas as providências cabíveis.
Ele ainda informou que serão aplicadas as penalidades administrativas e criminais previstas na Lei 9.605 de 1998, relacionada aos crimes ambientais. Outra penalidade prevista é no tocante ao uso de documento falso.
« Voltar