Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

PF desarticula organização criminosa voltada para o tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro

Por Gabriella Loiola   Segunda-Feira, 23 de Março de 2026

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta segunda-feira (23), a Operação Maat, que visa desarticular uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco

De acordo com a PF, a investigação é um desdobramento da Operação Sol Nascente e revelou o funcionamento de uma vasta rede interestadual de negociação, transporte e distribuição de entorpecentes, especialmente cocaína e haxixe.

A apuração foi aprofundada após a prisão do líder da organização, quando ocorreu extração de dados de celulares revelou toda a contabilidade do tráfico e a logística do grupo.

Ainda segundo a PF, os investigados utilizavam contas de “laranjas”, empresas de fachada e depósitos bancários fracionados para ocultar a origem ilícita dos recursos movimentados. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos.

Segundo as investigações, o avanço do caso ocorreu após a prisão do líder da organização criminosa. Na ocasião, policiais encontraram celulares escondidos dentro de um ar-condicionado, que, após análise, revelaram detalhes da contabilidade do tráfico e da logística do grupo.

Como funcionava o esquema criminoso

De acordo com a Polícia Federal, os investigados utilizavam:

  • Contas de “laranjas” para movimentação financeira
  • Empresas de fachada para ocultar atividades ilícitas
  • Depósitos fracionados para dificultar o rastreamento do dinheiro

Essas práticas tinham como objetivo esconder a origem ilícita dos recursos provenientes do tráfico de drogas.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de Tráfico de droga, Associação para o tráfico, Lavagem de dinheiro e Uso de documentos falsos.

As investigações continuam, e a Polícia Federal não descarta novas fases da operação.

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

YOHANA RAYRA

Yohana Rayra: A dona de um corpo perfeito

Publicado em Sábado, 14 de Março de 2026
Yohana Rayra: A dona de um corpo perfeito