Ex-presidiário é morto em terreno no Loteamento Campestre em Patos; ele era investigado por homicídio em 2024
Por Redação 40 Graus com Pabhlo Rhuan Sábado, 25 de Julho de 2026
O ex-presidiário José Tacio Demison Lino dos Santos, de 38 anos, foi morto a tiros na noite desta sexta-feira (24), no Loteamento Campestre, no bairro da Maternidade, em Patos.
O corpo dele foi localizado por um morador que primeiro encontrou uma motocicleta Honda Pop 110 branca caída em uma esquina e acionou a Polícia Militar. Ao se aproximar do veículo, percebeu o corpo da vítima em meio ao mato.
O perito criminal Germano Damascena informou que José Tacio foi atingido por cerca de quatro disparos, sendo um deles na região da nuca, efetuado à queima-roupa.
Durante a perícia, também foi encontrado um capacete que teria sido deixado para trás por quem praticou o crime. O objeto foi recolhido para exames periciais, incluindo análise de DNA.
Segundo a delegada plantonista Elisa Zandoná, que atendeu a ocorrência, José Tácio era investigado pelo homicídio de Francieldo Neumando Freitas, de 41 anos, crime ocorrido em 15 de novembro de 2024, no centro de Patos.
Na ocasião, Francieldo foi assassinado a tiros enquanto estava em uma barraca instalada na calçada do Mercado Modelo Juvino Lilioso.
Ele foi atingido por cerca de quatro disparos, sendo um deles na cabeça, e morreu ainda no local, antes da chegada de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Após meses de investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE), José Tácio foi localizado e preso em abril de 2025, em cumprimento a um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça.
A Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) agora iniciou as investigações para investigar a morte de José Tacio.
Com este caso, Patos registra o segundo h0mícídio consumado no mês de julho, além de três tentativas registradas no mesmo período. No ano, são sete assassinatos registrados.